Arquivo

Sandra Santos e Fernando Monteiro expõem no Paço da Cultura

Mostras de pintura e escultura estão patentes ao público desde segunda-feira até agosto

Sandra Santos e Fernando Monteiro Fernandes mostram os seus trabalhos nas galerias do Paço da Cultura, na Guarda, até 27 de agosto. As duas exposições foram inauguradas na segunda-feira.

“O Povo que Somos” é o título da mostra de pintura de Sandra Santos, que alude a temáticas simples e às raízes do povo português. «Numa abordagem aproximada dos seus quadros deparamo-nos com uma conceção que parece abstrata e geométrica no traçado, todavia, quando nos afastamos e vislumbramos a obra na sua totalidade, apercebemo-nos que as linhas sóbrias e as formas minimalistas desembocam numa profusão de trabalhados intencionais, composições formais que proporcionam diferentes leituras consoante o distanciamento do observador», escreve a propósito Carlos Santos. Já Fernando Monteiro Fernandes apresenta um conjunto de esculturas intitulado “Um Ferreiro, na Terra do Ferro”. O artista é natural do Soito (Sabugal) e revela nesta mostra um conjunto de obras de grande originalidade e inspiração.

Herdou o ofício de ferreiro dos bisavós, avós, e pais, que produziam utensílios agrícolas numa altura em que havia vários ferreiros no Soito. Atualmente é o único. Começou por fazer candeeiros e outros objetos utilitários, mas depressa surgiu a “sua arte” feita de peças únicas inspiradas pela observação do quotidiano e na sua imaginação. Fernando Monteiro Fernandes usa desperdícios de ferro e ferramentas já gastas, mas também trabalha a madeira e o granito. Estas exposições podem ser visitadas de terça a sábado, das 14 às 20 horas.

Sobre o autor

Leave a Reply