O antigo Sanatório dos Ferroviários, na Serra da Estrela, deverá estar recuperado em 2009 como Hotel/SPA, ostentando uma das melhores marcas mundiais para hotéis de luxo: a Luxury Collection, da Starwood Hotels & Resorts, do grupo Sheraton.
A informação foi avançada por Artur Costa Pais, administrador da Turistrela, assegurando que as negociações já «se encontram na fase final». «Se tudo correr como o previsto, as obras poderão arrancar já no próximo ano», acrescentou aquele responsável, apontando a conclusão do edifício para 2009 ou inícios de 2010.
Tal como “O Interior” já tinha adiantado em edições anteriores, a recuperação do mítico edifício concebido em 1928 por Cottinelli Telmo deverá ser feita com base no projecto desenhado pelo arquitecto portuense Souto Moura. Os esquissos originais já foram reavaliados pelo Grupo Sheraton, que optou assim por «eliminar algumas áreas sub-aproveitadas» no projecto do arquitecto portuense para os transformar em quartos, disse Artur Costa Pais. Ao invés dos 55 quartos iniciais, a nova unidade passará a oferecer um total de 120 quartos, entre os quais 30 suites SPA. Este espaço será implementado junto ao edifício principal e na encosta da serra. «Será o melhor hotel de Portugal com características de montanha, com um SPA único no país», frisou Artur Costa Pais, sem no entanto entrar em pormenores. A ideia passa ainda por classificar o hotel com cinco estrelas. A Luxury Collection, da Starwood Hotels & Resorts, faz parte da elite do grupo Sheraton, com hotéis imperiais, prédios históricos e até resorts tropicais, que são reconhecidos como das unidades mais luxuosas do mundo. Ao todo, o grupo possui 77 unidades deste género em 28 países. A Covilhã passará assim a ter a terceira unidade do país com a sigla “Luxury Collection”, a par do “Sheraton Algarve Hotel” e do “Convento do Espinheiro” em Évora.
O investimento deverá rondar os 20 milhões de euros, suportados pela Turistrela e candidatados a apoios financeiros no âmbito do Programa PITER (Programas Integrados Turísticos de Natureza Estruturante e Base Regional). A candidatura “Serra da Estrela Dinâmica” já foi, de resto, pré-aprovada, até porque se trata de «um projecto âncora para a Serra da Estrela», apontou o administrador da Turistrela.