Arquivo

Saída limpa é a «escolha certa na altura certa»

Passos Coelho justifica a opção invocando o sucesso da estratégia de regresso aos mercados e os progressos na consolidação orçamental.

O primeiro-ministro anunciou esta noite que o Governo optou por uma saída limpa do programa de assistência financeira, a 17 de maio.

«Hoje, em Conselho de Ministros, o Governo decidiu que sairemos do programa de assistência sem recorrer a qualquer programa cautelar», declarou Passos Coelho em São Bento, acompanhado pelos ministros.

Segundo o primeiro-ministro «esta é a escolha certa na altura certa» que «defende mais eficazmente os interesses de Portugal e dos portugueses e que melhor corresponde às suas justas expectativas».

Passos Coelho justificou a saída limpa com base no sucesso do programa de ajustamento, sublinhando que a opção conta com o apoio da União Europeia.

«Fazemos esta escolha, porque a estratégia de regresso aos mercados foi bem-sucedida, porque fizemos enormes progressos na consolidação orçamental e porque recuperámos a nossa credibilidade. A nossa escolha está alicerçada no apoio dos nossos parceiros europeus, que de forma inequívoca o manifestaram fosse qual fosse a opção que viéssemos a tomar», garantiu

Reconhecendo que os sacrifícios exigidos foram «duros», Passos Coelho referiu que o programa está no “bom caminho” para a sua conclusão, a 17 de maio, como confirmou a 12ª e última avaliação feita pela troika.

Sobre o autor

Leave a Reply