A partir da próxima semana, o Sabugal contará com um novo espaço de informação e promoção. Na página oficial do município (www.cm-sabugal.pt), os internautas encontrarão o caminho até às “emissões” da Sabugal TV. O espaço será dedicado à informação e promoção de actividades do concelho, estando já prontos a ser emitidos os 20 primeiros programas.
A ideia surgiu com a renovação do portal do município, a cargo do projecto Guarda Distrito Digital. Neste âmbito, foi candidatado não só este trabalho de prestação de serviços de “software” – relacionado com a plataforma informática propriamente dita –, como também a aquisição de algum material. Quando surgir “de cara lavada”, o site do município vai conter novos serviços, entre os quais esta novidade. «Acho interessante colocar no próprio portal uma janela aberta para promover e divulgar o concelho. As novas tecnologias permitem-no, por isso a nossa aposta», adianta António Robalo. O vice-presidente da autarquia admite que «chamar TV a este projecto é algo pretensioso», apesar de ser essa a designação que a ideia assume. «É uma janela aberta, como o Youtube, que junta imagem e som em programas predefinidos», descreve. Os conteúdos já estão prontos, aguardando-se apenas que a empresa responsável os disponibilize on-line.
«Durante esta semana tudo ficará operacional, pelo que a Sabugal TV deve estar on-line na próxima», espera o autarca. Na página da Sabugal TV, que está em teste esta semana, vão ser inicialmente depositados 20 programas. O objectivo é «promover e divulgar não só a actividade autárquica – como obras e outros assuntos –, mas também actividades de empresas, freguesias e colectividades do concelho». Para já, os assuntos em destaque são a etnografia, o património e algumas infraestruturas e equipamentos. Quem navegar na Internet poderá escolher, na página do canal sabugalense, as temáticas que pretende visualizar, seja no computador ou, com ligações adequadas, no próprio aparelho de televisão. António Robalo acredita que este é «um projecto-piloto a nível distrital», que nem exigiu um investimento avultado: «O trabalho maior é a disponibilização de conteúdos actualizados e a recolha de informação», refere. A Sabugal TV será mantida pela equipa de informáticos da edilidade, que também vai elaborar os conteúdos a transmitir, cobrindo os eventos, encontros e actividades autárquicas.
«Mas com algumas restrições», salienta o vereador: «Não podemos ser concorrentes desleais dos outros órgãos de informação», promete. Em princípio, esta equipa será suficiente, mas, «se for preciso», é possível que venham a ser criados novos postos de trabalho, qualificados. A cargo dos técnicos da autarquia ficará também a conversão dos trabalhos enviados por particulares, empresas ou instituições – que podem contribuir materialmente para as emissões – para formatos adequados ao suporte usado. Um dos exemplos é a publicidade. Na Sabugal TV, as empresas do concelho poderão promover-se para todo o mundo, de forma gratuita.
Igor de Sousa Costa