Arquivo

Sabugal recorda vitória sobre tropas francesas

Autarquia dedica o fim-de-semana às comemorações do Bicentenário da Batalha do Gravato

Uma exposição, o lançamento de um livro, um encontro temático, um concerto e a inauguração de um memorial no sítio do Gravato constituem as atividades programadas pela Câmara do Sabugal para assinalar, este fim-de-semana, o bicentenário da batalha homónima durante as invasões francesas, a 3 de abril de 1811, tendo sido a última ocorrida em território português.

As comemorações da efeméride começam no sábado com a inauguração da exposição “A defesa da Fronteira da Beira”, no museu municipal, seguida da apresentação de dois livros sobre aquele período no concelho raiano. Trata-se de “A Batalha do Gravato – Narrativas do Famigerado Combate do Sabugal”, de Manuel Morgado e Marcos Osório, e de “Sabugal e as Invasões Francesas”, escrito por Manuel Francisco Veiga Gouveia Mourão, Joaquim Tenreira Martins e Paulo Leitão Batista, este último apresentado pelo escritor e pensador Josué Pinharanda Gomes, que assina o prefácio da obra. Também no auditório municipal, realiza-se nessa tarde um encontro temático sobre as invasões, com a participação de Adérito Tavares, Joaquim Tenreira Martins, José Alexandre Sousa, Paulo Leitão Batista e José Paulo Ribeiro Berger. À noite, o Ensemble da Orquestra Sinfónica do Exército dá um concerto no mesmo espaço.

O dia de domingo começará com um simbólico repique dos sinos, a que se seguirá a inauguração de um memorial no sítio do Gravato, com presença militar. A autarquia vai ainda inaugurar um monumento evocativo da contenda na rotunda de entrada na cidade, da autoria do escultor Augusto Tomás, seguida de uma cerimónia de homenagem aos mortos e evocação histórica pelo tenente-coronel Urze Pires. À tarde, pelas 15 horas, haverá no castelo uma recriação das comemorações da vitória.

Sobre o autor

Leave a Reply