Até ao próximo domingo, decorre no centro histórico do Sabugal e em Sortelha uma recriação histórica que propõe uma viagem no tempo até ao reinado de D. Dinis, o rei que concedeu foral ao Sabugal.
O evento, inserido na temática “Viagens Históricas – Heranças”, teve início ontem, com os arautos a anunciarem pelas ruas a Entrada Régia de D. Dinis e da sua consorte, Rainha Santa Isabel, estabelecendo-se de seguida o acampamento nas orlas do castelo. Para hoje, está marcada uma ceia medieval com El-Rei, a partir das 20h30 no interior do castelo. O festim durará pela noite dentro e incluirá o anúncio do noivado da donzela Aldegundes com o cavaleiro vilão D. Brás Garcia. Amanhã será feito o anúncio público do Tratado de Alcanizes, que atribui a D. Dinis a posse definitiva do território de Riba Côa, dando-se também o rapto de Aldegundes pelos Cavaleiros de Sortelha. À noite, no interior do castelo, haverá concerto das três culturas e dos três credos. No sábado, pelas 21h30, será recriado o famoso Milagre das Rosas, protagonizado pela Rainha Santa Isabel perante D. Dinis, depois deste a surpreender em ação esmolar.
Este episódio antecederá a representação de um assalto ao castelo do Sabugal por um conjunto de castelhanos insatisfeitos com o Tratado de Alcanizes e que terá lugar uma hora mais tarde. Depois da vitória das armas reais, as portas do fortaleza abrir-se-ão e todos serão convidados para a festa. Ainda nesse dia, o fossado de cavaleiros dirige-se ao castelo de Sortelha para resgatar a donzela Aldegundes. Para as 18 horas de domingo estão marcadas as Bodas Senhoriais entre o Senhor de Sortelha, vencedor da batalha do dia anterior, e a donzela. Na ocasião, D. Dinis anunciará um foral para Sortelha. Entre amanhã e domingo, os visitantes poderão ainda apreciar os comeres e beberes de antigamente nas tabernas do burgo e negociar no mercado medieval.
António Robalo, presidente da Câmara do Sabugal, refere que esta iniciativa surge na sequência de uma «aposta na promoção do território através da valorização da nossa história», iniciada no ano passado em Sortelha com o projeto “Muralhas com História”, que teve «enorme sucesso». Este ano, a autarquia decidiu «transpor» a atividade para o centro histórico do Sabugal com o objetivo de «promover o castelo e tirar partido de um monumento emblemático a nível nacional, com as suas cinco quinas, dignificando-o com uma recriação histórica», diz António Robalo. O autarca destaca a importância deste evento «numa zona que tem afastado as pessoas, como é o centro histórico», e refere que a intenção da organização passa também por «revitalizar pouco a pouco» aquela parte da cidade. Nesse sentido, o edil espera que esta recriação histórica «corra da melhor maneira» para que nos próximos anos a autarquia possa repeti-la.
António Robalo garantiu ainda a realização da segunda edição do evento “Muralhas com História”, no terceiro fim-de-semana de setembro. O evento “Sabugal, Surpreenda os Sentidos” é uma produção do grupo Vivarte, organizado pela Câmara Municipal do Sabugal e promovido pela Aldeias Históricas de Portugal. É uma ação cofinanciada pelo Mais Centro (Programa Operacional Regional do Centro), QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional) e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Fábio Gomes