Arquivo

Rui Aniceto (12º E), vencedor do Prémio EXPRESSÃO Rio Vivo 2011/12 (Crónica)

Contavas ganhar?

Eu sabia que ao enviar o texto tinha probabilidades de ganhar, como qualquer outro participante, mas não pensava que iria ser o vencedor.

Que mensagem querias passar com o teu texto?

Queria sobretudo expor a minha visão da sociedade: uma sociedade corrompida por vícios, pela falta de valores e pela ganância que põe em risco não só o ambiente mas também milhões de vidas.

Que hábitos de leitura tens? De que livros ou autores gostas?

Leio no mínimo um livro por mês. Gosto principalmente de ficção científica e de existencialismo, daí os meus livros favoritos serem a trilogia “O Senhor dos Anéis”, de J.R.R. Tolkien, e “Aparição” de Vergílio Ferreira.

E que hábitos de escrita tens?

Tento sempre escrever apenas quando sinto necessidade, não tento forçar a escrita. Assim, escrevo pelo menos um parágrafo por semana sobre o que quer que seja que me passe pela cabeça.

Sentes que conheces bem a tua escola?

Sim, e por isso tenho-lhe um enorme respeito. Já passaram (e continuam a passar) pessoas incríveis pelos seus corredores. Jamais esquecerei esta escola.

O que mudavas na tua escola se mandasses para isso?

Não só nesta escola, mas na maioria das escolas portuguesas, promoveria a disciplina na sala de aula e o respeito entre os vários agentes escolares (alunos, professores, contínuos…).

A escola é mesmo uma instituição horrível?

De modo algum. A escola é uma instituição que está a ser mal gerida, sim. Podia ser melhorada em vários aspetos, mas mesmo assim está longe de ser horrível.

Na máquina do tempo que século e país escolherias para viajar?

Gostava de voltar aos anos 20 a 40 do século passado, quando a arte estava (na minha opinião) no seu melhor. Também gostava de visitar o futuro, só para ver se os Maias tinham razão.

Tens algum animal doméstico? Que mensagem lhe mandas hoje?

Sim, um cão. Gostava de lhe dizer que apesar de todos os protestos o seu nome vai continuar a ser Almarginho…

Se fosses o Super-Homem, que poderes gostarias de ter?

O poder de voar (quem não quer?) e o poder perigosamente tentador de ler pensamentos.

A vida fascina-te?

Não só a vida mas o que ela proporciona. A natureza, as pessoas, os pensamentos: a vida é qualquer coisa de especial.

Como vais gastar os 200 Euros do Prémio?

A atual situação económica não permite muitos luxos, mas jamais direi não a um livro, um jogo de computador, ou até (e permitam-me o atrevimento) uma pastilha.

Sobre o autor

Leave a Reply