Rudi Kroell venceu na noite do último sábado a terceira edição do Gouveia Big Air, a eliminatória nacional da Taça do Mundo de Snowboard. O austríaco superou no pódio o alemão Alex Schmaltz e o sueco Martin Sandberg, enquanto Miguel Neto foi o melhor português na décima posição da geral. Na categoria feminina, o primeiro lugar coube à intrépida Cheryl Maas (Holanda). A prova, que reuniu os melhores atletas do mundo desta espectacular modalidade, revalidou o título de capital portuguesa do snowboard para a “cidade-jardim”.
Durante cerca de três horas, largos milhares de espectadores assistiram às arriscadas acrobacias dos 18 “snowboarders” masculinos, que competiram em três mangas, e das quatro representantes femininas, para as quais houve apenas duas mangas. Em ambas as categorias os atletas efectuaram dois saltos pontuáveis em cada fase, avaliados por um júri internacional quanto ao grau de dificuldade, a altura e a radicalidade das manobras. De resto, a edição deste ano do Gouveia Big Air revelou-se bastante competitiva, a tal ponto que Friedl Kolar (Áustria) e André Kuhlman (Alemanha) tiveram que abandonar a prova devido a lesões sofridas em quedas aparatosas numa rampa com 80 metros de comprimento e 22 de altura (a maior construída no país para desportos de Inverno), coberta por 240 toneladas de neve produzida no local. A competição ganhou espectacularidade e adrenalina, cadenciada pela música tecno que animou constantemente o recinto instalado no Centro Hípico de Gouveia, a partir da segunda manga, altura em que vigorou a eliminação directa dos “snowboarders” menos ousados. Assim aconteceu, entre outros, com o francês Pacome Allouis, vencedor do ano passado, o finlandês Sami Tuorinirmi, vice-campeão do Mundial FIZ 2002/2003 e terceiro no último Gouveia Big Air, e os portugueses Miguel Neto e Hugo Lemos. Sem qualquer hipótese de lutar pelos primeiros lugares, os representantes lusos ganharam mais alguma experiência e fizeram vibrar a plateia.
O título decidiu-se então na terceira manga, onde Rudi Kroell entrou com muita confiança ao apostar nas figuras mais espectaculares do snowboard, que concluiu com boas recepções. O público adorou o destemido austríaco, enquanto o júri não teve dúvidas e coroou a qualidade técnica dos seus saltos. As coisas estiveram mais fáceis na categoria feminina, disputada apenas por quatro “snowboarders”. Cheryl Maas, revalidou o título do ano passado, seguida da austríaca Lisa Filzmoser, segunda classificada no Gouveia Big Air 2003, da italiana Rita Comi e de outra austríaca Sandy Gecek. Depois da competição, a festa prolongou-se na vizinha mega-discoteca ao ar livre. O Gouveia Big Air, promovido pela autarquia local com o apoio da Professional Snowboard Association, é a segunda prova da Taça do Mundo de Snowboard, que vai prosseguir em Zurique, Helsínquia, Insbruck e Tóquio. Durante o fim-de-semana da prova, os visitantes, que a organização estima em mais e 15 mil pessoas, puderam experimentar vários desportos radicais e descer em bóias uma rampa de “Snow Tubing”, montada no domingo em Vila Nova de Tázem, com 28 metros de comprimento. Este ano houve ainda a oportunidade de assistir a uma exibição de “free style” em esqui, com os especialistas Jacob Wester (Suécia), Laurent Favre (França), Andreas Kröll (Áustria), Lars Veen (Noruega) e Misra Noto (Suiça).
Luis Martins