Arquivo

RTSE e UBI apostam nos lanifícios

Desfile de moda anual junta-se à Rota da Lã para promover indústria têxtil da região

A Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE) e a Universidade da Beira Interior (UBI) vão passar a organizar um evento anual para promoção dos lanifícios portugueses. A iniciativa vai juntar a Rota da Lã e uma mostra de tendências e desfile de moda intitulada “Move”, na UBI.

A primeira edição decorreu no passado sábado, com empresas de lanifícios da região, de produção de tecidos e pronto-a-vestir, «que representam 200 milhões de euros anuais em exportações», sublinhou Jorge Patrão. «Com este evento queremos fazer justiça a um sector que está na vanguarda da produção industrial, com exportações para todo o mundo, e com investigação avançada e design na Covilhã», acrescentou o presidente da RTSE. Durante o dia, uma comitiva de jornalistas, empresários e outras personalidades, de Portugal e Espanha, ficou a conhecer alguns dos locais que reconstituem a Rota da Lã. Trata-se de um percurso de turismo cultural desde a pastorícia à produção artesanal, levando os visitantes pelas aldeias da Serra da Estrela até à industrialização retratada no Museu de Lanifícios.

A Real Fábrica Veiga acolheu ainda o desfile das criações dos finalistas dos cursos do departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis da UBI. Segundo os organizadores, a iniciativa serviu de experiência para um evento de maior dimensão e projecção internacional da indústria de lanifícios a realizar anualmente, a partir do próximo ano.

Sobre o autor

Leave a Reply