Arquivo

RTP quer estar «cada vez mais perto das pessoas»

Estação pública conta com uma equipa de informação na Guarda e vai inaugurar instalações em Janeiro

A RTP já tem em funções, há cerca de dois meses, uma equipa de informação na Guarda e deverá inaugurar uma nova delegação regional na cidade em Janeiro, aproveitando os antigos estúdios da RDP-Guarda, na Avenida Francisco Sá Carneiro. Uma abertura que se prende com a política de maior proximidade que a estação pública quer implementar, bem como com a abundância informativa que a região proporciona.

«Há bastante tempo que tínhamos uma delegação e um correspondente da RDP na Guarda. Como esse correspondente vai trabalhar também para a RTP, fazia todo o sentido que abríssemos na Guarda», explica o subdirector da estação pública, José Manuel Portugal, responsável pela coordenação das delegações regionais. Recorde-se que o desenvolvimento de sinergias entre a RTP e a RDP foi uma das medidas previstas na reestruturação do operador público, apresentada em finais de 2002 pelo Governo. Entre outros pontos, previa-se, nomeadamente, a promoção da mobilidade e polivalência entre os recursos humanos e técnicos das duas empresas, bem como a utilização comum de estruturas regionais e internacionais. Também o facto da região da Guarda apresentar «uma riqueza muito grande em termos de informação», aliado ao desejo da rádio e televisão públicas querem estar «cada vez mais perto das pessoas», levou a que a RTP optasse por abrir uma delegação na Guarda. «Queremos ser uma rádio de referência e uma “televisão-espelho”», adianta o também responsável pela delegação de Coimbra da RTP.

Sobre os objectivos a alcançar na Guarda, José Manuel Portugal garante que passam por fazer uma informação de «referência e qualidade, cumprindo com as nossas funções de serviço público», e sempre com a preocupação de «estarmos mais perto da população», reforça. Nesta fase inicial, a estação pública já tem em funções uma equipa de informação na Guarda, constituída pelo jornalista Jorge Esteves, que já trabalhava para a RDP e que foi correspondente da SIC, e o operador de imagem Ismael Marcos, radicado na Guarda até à abertura da delegação de Castelo Branco. Já é certo que vai haver cerimónia oficial de inauguração das novas instalações, só não se sabe é quando. «Estamos a envidar todos os esforços para que ocorra o mais rapidamente possível, mas ainda não há certezas por causa de um pequeno atraso de ordem técnica devido ao frio e humidade», revela o responsável, apontando Janeiro como o mês provável da inauguração. Trata-se de uma ambição antiga. Já em 2001 o então coordenador do Centro Emissor Regional (CER) da RTP em Castelo Branco, Pedro Mariano, dizia que até final desse ano a Guarda iria ter uma delegação.

Ricardo Cordeiro

Sobre o autor

Leave a Reply