Arquivo

Rota das Antigas Judiarias promove-se em Tel Aviv

Turismo Serra da Estrela também divulgou Festival da Memória Sefardita Portuguesa na Feira Internacional de Turismo do Mediterrâneo

A Turismo Serra da Estrela e os municípios da Guarda, Belmonte e Trancoso promoveram, esta semana, em Tel Aviv (Israel) a Rota das Antigas Judiarias da Serra da Estrela – a única organizada em Portugal – e o primeiro Festival da Memória Sefardita Portuguesa, que, em Novembro, juntará na região «pessoas de todo o mundo cujo passado tem a ver com a grande história judaica peninsular».

A comitiva serrana participou na Feira Internacional de Turismo do Mediterrâneo, que se realizou naquela cidade na terça e quarta-feira, onde estabeleceu parcerias com operadores especializados. Segundo a entidade regional de Turismo Serra da Estrela, «cerca de 20 por cento dos 8 milhões de israelitas será de origem sefardita» [descendentes dos judeus que fugiram da Península Ibérica devido à Inquisição nos séculos XV e XVI]. São os sefarditas espalhados pelo mundo os destinatários de um festival internacional sobre as suas raízes em Novembro, na Guarda, Belmonte e Trancoso. «A região tem uma grande herança judaica em que temos apostado ao longo dos anos e que culmina no Primeiro Festival da Memória Sefardita Portuguesa», refere Jorge Patrão, presidente da TSE.

Sobre o autor

Leave a Reply