Arquivo

RoqueGest quer crescer ainda mais

Empresa aposta na formação profissional e na qualidade para satisfazer necessidades do público da Guarda

«O nosso lema é crescer». A RoqueGest, consultores de gestão, que chegou à Guarda em finais de 1999 é uma empresa que disponibiliza serviços de consultoria, contabilidade e formação profissional. A qualidade é uma «grande aposta» da empresa, em que o sucesso na formação profissional está amplamente garantido. Depois de ter chegado a Alfaiates (Sabugal) e Guarda, já está prevista a abertura de cursos em Seia e Castelo Branco, sendo que o grande objectivo é chegar a toda a Beira Interior «a curto prazo».

Joaquim Baltasar Roque, 50 anos, é o responsável pela RoqueGest, situada na Guarda na Rua Balha e Melo, mesmo em frente à Câmara Municipal. Contudo, a sede da sociedade está em Carnaxide, onde a empresa deu os primeiros passos em 1991. Aí, ao contrário da aposta na formação profissional na cidade mais alta, dedica-se preferencialmente a consultoria, gestão e contabilidade. De resto, Lisboa é «outro mundo» com muito mais oferta que a região da Guarda, onde, «sem querer dizer mal de ninguém», Joaquim Roque considera que a formação dada pelas associações empresariais da zona «não é aquela que tem mais qualidade. Pelo menos, é este o “feed-back” que temos dos formandos», refere. E pela RoqueGest já passaram só este ano cerca de 300 em 20 cursos nas mais variadas áreas. Informática, contabilidade, marketing, recursos humanos, liderança e motivação, qualidade de serviço, higiene e alimentação, tecnologias de informação e comunicação, AUTOCAD ou coordenador de formação, são alguns dos cursos de formação profissional leccionados nesta empresa que continua a crescer. Em 2003 foram aprovados 30 cursos e para o próximo ano foi apresentado um «plano bastante ambicioso», mas «se fosse igual ao deste ano já era bastante bom para a região e para nós», realça Joaquim Roque, antigo funcionário de uma entidade bancária durante 15 anos.

A RoqueGest é uma empresa que tem estado em «permanente expansão desde a sua fundação», daí que o espaço que acolhe os cursos de formação profissional ainda não tenha parado de crescer, como o comprova o facto de ocupar agora dois andares do edifício onde está sediada, isto para além de dispor de mais duas salas na Rua 5 de Outubro. Mesmo assim, as salas «são insuficientes», porque tem havido necessidade de alugar salas no Instituto Politécnico, entre outros locais. Para demonstrar que a tendência da empresa passa por «dispersar a formação», a RoqueGest também está a dar formação em Alfaiates, no concelho do Sabugal, o que proporciona o acesso das gentes das aldeias vizinhas à formação e onde a adesão tem sido «espectacular», garante o empresário. Dado o sucesso desta iniciativa, há outras Juntas de Freguesia, como Famalicão da Serra ou Gonçalo, interessadas em acolher cursos de formação profissional. O alargamento a toda a Beira Interior é uma das grandes ambições que a instituição pretende concretizar a «curto prazo», pelo que já está prevista a abertura de cursos de formação em Seia e em Castelo Branco, para além de continuar em Alfaiates no próximo ano.

Os cursos dados pela RoqueGest destinam-se apenas a «pessoas que estejam no activo», isto é, que não estejam desempregadas. As aulas decorrem em horário pós-laboral, beneficiando os formandos de subsídios de refeição, comparticipado pela União Europeia e pelo Estado, e de deslocação, para os casos em que os participantes são de fora da cidade e não existam transportes públicos directos. A empresa surgiu em 1991, quando apareceram os apoios comunitários, para se dedicar mais à actividade «de fins económicos para apoios financeiros e bancários», conta Joaquim Roque. A criação de uma filial na Guarda ficou a dever-se aos vários clientes da região que consultavam a RoqueGest em Lisboa e que «pediram para lhes darmos algum apoio», bem como de alguns directores de bancos e outros agentes económicos «que sugeriram que deveríamos abrir na cidade, de forma a estarmos mais perto dos clientes», indica o responsável.

Ricardo Cordeiro

Comentários dos nossos leitores
Amália Simão milu1963@hotmail.com
Comentário:
Fiquei sem palavras ao ler este belo texto……….. Envio as minhas felicitações ao Dr.Joaquim Baltazar Roque. Gostaria ,sim,que fosse o próprio a ler esta mensagem… Com om meus cumprimnentos… Amália Simão-Paris
 

Sobre o autor

Leave a Reply