A revista “Estudos em Comunicação”, fundada em 2007, foi selecionada para integrar a SCOPUS, a maior base de dados de publicações científicas do mundo.
Sediada no Labcom.IFP – Comunicação, Filosofia e Humanidades, unidade de investigação da Universidade da Beira Interior (UBI), esta publicação tem uma periocidade semestral e é editada pelos investigadores e docentes da Faculdade de Artes e Letras, João Carlos Correia e Anabela Gradim Alves. Reúne artigos que fazem a reflexão de diversas temáticas da área da Ciências da Comunicação, do ponto de vista português, mas igualmente internacional.
De acordo com o Content Selection & Advisory Board (CSAB), a “manutenção de uma política editorial convincente” e a publicação de “excelente conteúdo relevante para o campo” são dois motivos que justificam a indexação na base de dados que disponibiliza a mais recente produção académica publicada em livros, jornais ou conferências.
A “Estudos em Comunicação” torna-se a primeira publicação da UBI a fazer parte da lista e a segunda portuguesa da sua área a entrar na SCOPUS. Até agora, apenas a OBS – Observatório representava as Ciências da Comunicação nacionais. Portugal tem indexadas 36 revistas de várias áreas científicas (a maior parte da saúde) e apenas nove filiadas em universidades.
Até ao momento, a “Estudos em Comunicação” já publicou 23 números, que estão disponíveis online para consulta. A chamada de trabalhos para a próxima edição está aberta até terça-feira, dia 28 de março.