Arquivo

Reino Unido sai da União Europeia

Inglaterra (exceto Londres) e o País de Gales bastaram para que o referendo desta quinta-feira, cuja contagem de votos terminou esta manhã, terminasse com a derrota da União Europeia, firmando a saída do Reino Unido. No entanto, a Escócia, a Irlanda do Norte e Gibraltar votaram pela permanência no bloco regional.

Dos quase 46 milhões e 500 mil britânicos que se registaram para votar, com uma participação eleitoral de 71,8 por cento, os resultados fugiram da margem de erro mas demonstram que a população da Grã-Bretanha está dividida: no total, 52 por cento dos eleitores votaram a favor da saída da UE, 48 por cento a favor da permanência.

Ainda não é certo como se vai proceder à retirada do país. Toda a Europa tem de esperar pelas eleições antecipadas após David Cameron ter anunciado a sua demissão dentro de três meses, devido à vitória do Brexit. Posteriormente, o novo líder (possivelmente o conservador anti-UE, Boris Johnson) irá recorrer ao artigo 50º do Tratado de Lisboa, que apesar de nunca ter sido utilizado prevê a saída de um Estado-membro da UE.

Sobre o autor

Leave a Reply