Arquivo

Reino Unido decide se continua na União Europeia

Perto de 46,5 milhões pessoas estão em condições de participar na consulta popular, um número recorde para um plebiscito no Reino Unido, aponta a BBC.

As estações de voto espalhadas pelo território britânico abriram às 7 horas da manhã desta quinta-feira para o histórico referendo que vai ditar se o Reino Unido continua ou não a integrar a União Europeia.

Perto de 46,5 milhões pessoas são elegíveis para participar na consulta popular, um número recorde para um plebiscito no Reino Unido, aponta a BBC. As urnas encerram às 22 horas e a contagem dos votos deverá começar de imediato, antecipando-se que as primeiras projeções finais comecem a surgir pelas 3h30 da madrugada de sexta.

Assim, amanhã de manhã é provável que já seja conhecida a vontade da maioria da população, com as últimas sondagens de intenção de voto a preverem um empate técnico entre os que defendem e os que se opõem à saída do Reino Unido.

Este é o terceiro referendo nacional da história do Reino Unido e o segundo sobre o papel do país no seio da comunidade europeia. O primeiro aconteceu em junho de 1975, dois anos depois de o Governo conservador de Edward Heath ter firmado a adesão britânica à Comunidade Económica Europeia (CEE), que mais tarde viria a dar lugar à UE como a conhecemos.

Para as eleições de 1974, os trabalhistas lançaram um manifesto em que prometiam levar a permanência do Reino Unido na CEE a referendo caso fossem eleitos; talvez por causa disso, o partido de centro-esquerda conseguiu vencer as eleições, formando um governo minoritário e convocando a consulta para o ano seguinte.

À pergunta “Considera que o Reino Unido deve permanecer na Comunidade Europeia (Mercado Comum)?”, uma maioria dos britânicos respondeu “sim”. Esta quinta-feira, a pergunta que consta dos boletins de voto é: “Deve o Reino Unido continuar a ser membro da União Europeia ou deixar a União Europeia?” Como efeito imediato desta consulta, está previsto que David Cameron, o atual primeiro-ministro conservador, apresente a sua demissão caso falhe em alcançar uma maioria de apoios a favor da UE.

Sobre o autor

Leave a Reply