Arquivo

Região com mais coesão

Opinião – O que esperar de 2017

A região precisa de coesão para ter força reivindicativa e capacidade de desenvolvimento. Assim, espero para 2017 mais solidariedade entre os autarcas e que a CIM – Comunidade Intermunicipal cumpra a sua missão, se mostre mais proactiva e mais pragmática na defesa da região.

Temos de ser nós a mostrar as nossas potencialidades e os nossos projetos, e mostrar uma voz única na defesa da nossa terra, para que possamos exigir do Governo uma política de discriminação positiva em relação, sobretudo, ao litoral. É preciso exigir uma política clara de apoios às empresas que estão e se querem instalar no interior, pois sem empregos não há consolidação da economia regional, e as famílias continuarão a abandonar o interior. Atrair investimento é a chave, mas precisamos de incentivos extras para atrair os empresários. Também é preciso que o quadro comunitário 20/20 funcione com mais clareza e mais agilidade, com uma definição de objetivos e procedimentos acessível a todos.

É preciso também que a CIM e a Associação de Municípios apostem mais na cooperação transfronteiriça para que aumentem os projetos com Espanha. Só temos a ganhar com estas parcerias. Ganhamos dimensão, força, dinâmicas.

Na saúde desejo que o novo ano permita aos hospitais estarem apetrechados em termos técnicos e humanos, pois a saúde é uma crescente preocupação de todos.

Em Belmonte, estamos a fazer todos os esforços para que as pessoas sintam orgulho da sua terra e gostem de cá viver, temos grandes projetos para este ano!

António Dias Rocha

Presidente da Câmara Municipal de Belmonte

Sobre o autor

Leave a Reply