Arquivo

Rede Museus no Centro apresentada

Projeto que envolve seis museu aposta em programação transregional, horários alargados e mais atividades para atrair visitantes

A rede Museus no Centro foi apresentada na semana passada, em Coimbra, pela Direção Regional de Cultura com vista a potencializar a colaboração, partilha de iniciativas e recursos e dinamização de seis espaços museológicos da região.

Além do Museu da Guarda, fazem parte deste projeto o Museu Francisco Tavares Proença Júnior (Castelo Branco), o Museu de Aveiro, o Museu da Cerâmica e o Museu José Malhoa (ambos das Caldas da Rainha), o Museu Dr. Joaquim Manso (Nazaré) e o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha (Coimbra). A divulgação das coleções e acervos de cada instituição, a par de um programa renovado de exposições temporárias e de concertos, espetáculos, palestras, visitas comentadas e oficinas educativas são algumas das propostas deste projeto. A criação de uma programação transregional, a disponibilização de horários alargados, de novos serviços pedagógicos e de projetos de inclusão são outros objetivos, entre os quais se destaca o passaporte “Museus no Centro”.

«É um documento comum aos museus integrantes que identifica o visitante, estimula a sua participação e gratifica os entusiastas pela cultura e pelo património local e regional», refere a Direção Regional, acrescentando que os aderentes vão usufruir de uma redução dos custos de entrada e de uma oferta especial para quem juntar todos os carimbos dos museus. Além disso, a rede vai inovar em termos de merchandising com a venda nas lojas das “Figuras do Mosteiro” e das peças criadas especificamente para cada um dos museus pela escultora Dora Tracana, natural da Guarda. Para breve estará o alargamento do serviço de cafetaria a todos os seis espaços tutelados pela Direção Regional de Cultura do Centro.

Museu da Guarda é dos integrantes desta rede dinamizada pela Direção Regional de Cultura

Sobre o autor

Leave a Reply