Arquivo

Reclamados mais meios de limpeza de neve para a Guarda

Candidatura a apresentar ao secretário de Estado da Protecção Civil inclui meios mecânicos e a construção de um silo para armazenar 70 toneladas de sal

O Governo Civil vai apresentar ao secretário de Estado da Protecção Civil uma candidatura à aquisição dos «equipamentos necessários» para melhorar o sistema de limpeza de neve na Guarda.

A decisão saiu de uma reunião, realizada na quinta-feira, que juntou a autarquia, a Unidade Local de Saúde (ULS), a Estradas de Portugal (EP) e o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS). «Foi unanimemente reconhecida a necessidade de apetrechar a cidade com mais e melhores meios técnicos que permitam, em circunstâncias de neve e gelo, servir prioritariamente à limpeza de todos os corredores urbanos de acesso ao Hospital Sousa Martins e à helipista ali situada, sem prejuízo do seu emprego na desobstrução de acessos da própria rede urbana», adiantou o Governador Civil, que promoveu o encontro. Após o último nevão, há cerca de 15 dias, Santinho Pacheco defendeu que a capital do distrito devia ter «meios eficazes» de actuação para deixar de estar dependente de outras entidades. A reunião foi uma consequência desse alerta, tendo sido estabelecida uma parceria entre aquelas entidades para fazer valer o pedido junto da tutela.

«Os custos da componente nacional serão assumidos, em partes iguais, pelos parceiros, já que se considera não ser correcto, nem justo, responsabilizar o município da Guarda pelo desimpedimento de acessos a estruturas de natureza distrital», acrescentou o Governador Civil. A comparticipação financeira da ULS foi justificada com o facto desta iniciativa ser «altamente benéfica» para a instituição, uma vez que «os custos indirectos com o tratamento de traumatismos, consequentes de quedas e acidentes provocados pela neve e gelo, bem como o absentismo verificados nestes períodos, são sempre superiores aos encargos previstos com a sua adesão». A direcção distrital da EP ficou encarregue de apresentar brevemente uma proposta de equipamentos a integrar na candidatura, bem como a sua estimativa de custos. «Além destes meios mecânicos, será também prevista a construção de um silo para o armazenamento de 70 toneladas de sal», disse Santinho Pacheco, afirmando que, se o projecto se concretizar, os equipamentos e estruturas ficarão confiados ao município da Guarda, no âmbito da coordenação dos serviços municipais de Protecção Civil.

Luis Martins Os novos equipamentos serão confiados à Câmara da Guarda

Reclamados mais meios de limpeza de neve para a Guarda

Sobre o autor

Leave a Reply