Arquivo

Recepção ao Caloiro da UBI começa domingo

Xutos & Pontapés, Filarmónica do Gil, Squeeze Theese Pleeze, Expensive Soul, Fonzie e os DJ’s Pete Tha Zouk e XL Garcia animam o programa

Os Xutos & Pontapés voltam a ser os “cabeças de cartaz” do programa da Recepção ao Caloiro da Universidade da Beira Interior (UBI), que decorrerá até 22 de Outubro. A mais antiga banda rock portuguesa já tinha sido a grande atracção no ano passado, mas será a única repetida por ser já uma tradição. «Sem eles, a nossa recepção ficaria vazia», salienta Paulo Ferrinho, presidente da comissão de gestão da Associação Académica da UBI.

De resto, a aposta do cartaz deste ano é essencialmente em grupos nacionais e nas parcerias com as associações académicas dos politécnicos da Guarda e Castelo Branco, embora o programa apresente ainda um grupo brasileiro e outro norte-americano. Os fados dos conimbricenses Alma Mater abrirão, no domingo à noite, as hostilidades da semana com a típica serenata no Largo do Calvário. Nos restantes dias, a festa transfere-se para o pavilhão da ANIL com grupos para todos os gostos e estilos. O tradicional Arraial da Cerveja será animado pelo popular Leonel Figueiredo, pela energia brasileira dos “Rabo de Saia” e pelos “Ferro e Fogo”. Na terça-feira, a noite acontece na discoteca “Ex-Libris” após os concertos dos Squeeze Theeze Pleeze e dos Fonzie, dois grupos considerados pela crítica como “revelações” no cenário musical português. No dia seguinte, e depois do desfile dos caloiros pelas ruas da cidade com a tradicional Latada, o palco da ANIL vai ser invadido pelo Festival Regional de Tunas, enquanto o DJ Pete Tha Zouk se encarregará de dar música aos mais resistentes. A noite deverá ser ainda animada por DJ’s que a Associação Académica do IPG vai trazer à “cidade neve”.

No dia 20, é a vez da Federação Académica do IPCB animar o pavilhão com os grupos “Jerónimo e os Cro-Magnon” e “Expensive Soul”, outra das bandas do momento. Para dia 21 está programada a Filarmónica do Gil, o norte-americano Phil Case e os DJ’s da discoteca “& Companhia”. O último dia está reservado para os Xutos & Pontapés e para o DJ XL Garcia, bem como para a actuação da banda vencedora do Festival de Música Moderna e dos vencedores do concurso de DJ’s, a decorrer no bar da Associação Académica. Com menos grupos a actuar por noite e um orçamento de 125 mil euros (menos 50 mil euros que no ano passado), a AAUBI espera obter lucros na Recepção deste ano para poder saldar os 105 mil euros de dívídas. Para já, as expectativas são «elevadas», até porque há mais de 300 bilhetes gerais vendidos. Para além disso, e para chamar ainda mais pessoas ao pavilhão, a AAUBI vai alargar o bilhete de sócio a todos os estudantes de outras instituições de ensino, a sócios de colectividades com as quotas em dia e ainda aos antigos estudantes da universidade. «Os únicos prejudicados serão os alunos da UBI que não são sócios da AAUBI», salienta Paulo Ferrinho. O bilhete geral custará 20 euros para sócios e 30 euros para não sócios.

Sobre o autor

Leave a Reply