Arquivo

Reabriu Museu do Brinquedo

A Branca de Neve e os heróis da História são algumas das novidades da instituição senense

O Museu do Brinquedo, em Seia, reabriu na semana passada após duas semanas de obras de limpeza e conservação. A instituição, propriedade da autarquia, foi totalmente remodelada e apresenta muitas novidades, com destaque para a exposição permanente, agora dedicada à Branca de Neve e aos Sete Anões. O célebre conto infantil é o ponto de partida para esta mostra de encantar, que pretende promover igualmente o livro enquanto objecto lúdico e as histórias como um estímulo à leitura. Uma nova proposta que implica também uma alteração ao nível da estrutura da exposição, com o objectivo de oferecer uma melhor visibilidade do espólio a todo o tipo de públicos.

Outra novidade consiste na criação de um espaço dedicado à escola primária, no qual adultos e crianças se unem, uns para recordar, outros para comparar. Já a sala do brinquedo português foi enriquecida com novas peças e outros objectos populares associados à infância, como a garrafa do pirolito, a boneca de grão de bico e os papagaios de papel. No espaço dedicado às exposições temporárias esta patente uma mostra subordinada ao tema “Os Heróis da História”, entre os quais se contam Astérix, Batman, Hulk, Capuchinho Vermelho, Tartarugas Ninja, Peter Pan, Tintim, Donald, Heidi, entre muitos outros. Na biblioteca, os visitantes poderão encontrar materiais de consulta e peças de exposição a partir da década de 50. Destacam-se o microscópio, os livros animados e em relevo, figuras e construções de papel, bonecas e vestuário de cartão. Noutro canto do museu, crianças e adultos dispõem agora de mais materiais lúdicos para brincar, nomeadamente na oficina, no exterior e no auditório, através de brinquedos, livros, insufláveis, fantoches, projecções de filmes de desenhos animados e outras animações.

O Museu do Brinquedo foi inaugurado em 2002 no Solar de Santa Rita, que alberga uma colecção superior a três mil peças nacionais e estrangeiras. Um espólio repartido por quatro áreas temáticas: “Conhecer o Mundo a Brincar”, onde estão brinquedos de todo o mundo; “Memórias da Infância”, com peças alusivas às últimas décadas e gerações de crianças; “Brincar e Sonhar”, onde os mais pequenos podem divertir-se e contactar com o livro de forma lúdica; e, por último, “Portugal, Décadas de Brincadeiras”, que reúne brinquedos antigos das diferentes regiões portuguesas.

Sobre o autor

Leave a Reply