Arquivo

Rali de Fim de Ano com 200 inscritos

Iniciativa inédita do Clube Escape Livre é a última prova do calendário da FPAK

O Clube Escape Livre organiza este fim-de-semana o primeiro Rali BP Ford Fim de Ano, uma prova de concentração turística que promete uma animação muito especial para os cerca de 200 participantes, integrando perto de 60 equipas. A comitiva vai dar as boas vindas ao novo ano naquela que é a última prova integrada no calendário desportivo da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). O “reveillon” é passado na Guarda, rumando toda a gente para Gouveia no dia 1 de Janeiro para terminar novamente na capital do distrito no domingo com a tradicional prova de maneabilidade.

Para Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, foi o facto do fim de ano coincidir com um fim-de-semana que inspirou este desafio, «que obteve uma magnífica adesão entre todos quantos estão de alguma maneira ligados ao mundo automóvel», refere, acrescentando estarem reunidas «as condições para um grande rali e uma inesquecível passagem de ano». A lista de inscritos confirma isso mesmo, com pilotos como Francisco Carvalho, Joaquim Santos ou Araújo Pereira, navegadores como Nuno Rodrigues da Silva, Sérgio Paiva ou Fernando Prata, relações públicas como Anabela Correia, José Raul Pereira ou Pedro Castelo, jornalistas como António Catarino, Paulo Luís de Castro ou Ricardo Santos Carvalho, organizadores como Rui David ou Fernando Batista e personalidades ligadas ou não ao automóvel como Hélder Pedro (ACAP), Neves da Silva (ANECRA) ou Joaquim Lacerda (Governador Civil da Guarda).

O programa tem início na tarde de sexta-feira com a recepção no Hotel Vanguarda, seguindo-se o cocktail de “Ano Velho” antes da noite do “reveillon”, animada pela música dos “Prós & Contras”. O programa de sábado só começa com o almoço, rumando depois as equipas para Gouveia, num percurso de estrada, para um passeio pelo centro histórico e visita ao Museu Abel Manta que acolhe actualmente uma exposição dedicada aos “Jogos do Mundo”. Após o regresso e o jantar, segue-se uma noite “karaoke” na discoteca “Malukiss”. No domingo de manhã, a comitiva cumpre, junto ao complexo das Piscinas Municipais da Guarda, a prova de maneabilidade para fins de classificação final, «porque este sempre é um rali», esclarece a organização. Os tradicionais Troféus Spal serão entregues no almoço de encerramento, no Hotel Lusitânia Parque. A iniciativa não termina sem uma surpresa final, já que o pintor Barreira Pires, presidente da Artelivre – Associação de Artistas Plásticos da Guarda, vai pintar ao vivo, contando com a colaboração activa dos participantes do rali. O resultado final será leiloado, em data a definir, para fins de beneficência.

Sobre o autor

Leave a Reply