Arquivo

Raia Histórica dinamiza “Bolsa de Terras” no nordeste da Beira

Agricultura

A associação de desenvolvimento local Raia Histórica, sediada em Trancoso, é uma das entidades autorizadas pelo Ministério da Agricultura a praticar atos de gestão operacional da “Bolsa de Terras”.

Este projeto destina-se a disponibilizar aos interessados os terrenos com aptidão agrícola, florestal e silvopastoril que não são utilizados pelos seus proprietários e poderão ser arrendados, vendidos ou sujeitos a outros tipos de cedência. A partir de agora, a Associação de Desenvolvimento do Nordeste da Beira está encarregue de divulgar e dinamizar a “Bolsa de Terras”, sendo ainda responsável pelo envio da informação necessária à Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Regional (DGADR) para disponibilização dos terrenos nos concelhos de Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Mêda, Pinhel e Trancoso e apoiar a celebração de contratos. O site da iniciativa é http://www.bolsanacionaldeterras.pt/

Comentários dos nossos leitores
Cristóvão Santos a.cristovaosantos@gmail.com
Comentário:
Antes de mais, quero louvar a iniciativa do Ministério da Agricultura pela iniciativa há muito aguardada por todos quantos pretendem desenvolver a sua atividade agrícola e se vêem limitados pela falta de terrenos disponíveis, por não haver nenhum mecanismo que facilitasse o uso da terra por quem a quer trabalhar. Quanto à noticia aqui divulgada, penso que teria merecido um trabalho um pouco mais profundo, já que mais não fosse na divulgação de todas as entidades que estão autorizadas pelo Ministério da Agricultura a desenvolver a dinamização da iniciativa no distrito da Guarda. Pois, são várias e muitas delas com um trabalho muito vincado no sector agrícola e florestal. Pela leitura do vosso artigo, quase parece que a Raia Histórica é a única e a melhor.
 
tmnunes@gmail.com
Comentário:
Boa noite após consulta ao site referido verifiquei que não só em Trancoso como em todo o distrito da Guarda não existe uma só situação de oferta na bolsa. Será que a dita Raia Histórica está a fazer o seu trabalho de divulgação ou os proprietários quer sejam eles estado ou particulares não estão interessados neste projeto. Se assim for então para o distrito de nada serve.
 

Sobre o autor

Leave a Reply