Arquivo

«Queremos incentivar o coleccionismo nas camadas mais jovens»

Cara a Cara – Entrevista

P – Como surgiu a Associação de Coleccionadores de Manteigas?

R – A associação nasceu por causa de um coleccionador do Barreiro e acabámos por conseguir fundá-la em Agosto de 1998. No entanto, primeiro tivemos que arranjar pequenos subsídios de entidades, como Juntas de Freguesia e Câmara Municipal, para a constituição da associação e para organizarmos encontros e nos deslocarmos aos eventos a nível nacional.

P – Quantos associados tem?

P – Actualmente temos cerca de 150 associados e milhares de peças de colecções. Eu, por exemplo, tenho cerca de 100 mil, nomeadamente 80 mil calendários de bolso, 800 chávenas, 400 medalhas, 1.500 pacotes de açúcar, entre outros objectos.

P – O que leva uma pessoa a coleccionar?

R – Um verdadeiro coleccionador colecciona de tudo um pouco. Normalmente, nós vamos daqui para fora, vemos uma peça e tentamos adquiri-la comprando ou pedindo. Os associados de Manteigas, por norma, coleccionam calendários de bolso, porta-chaves, pin’s, medalhas, chávenas, pacotes de açúcar. Mas, infelizmente, não temos nenhum que se destaque por algum objecto fora do comum. No entanto, estamos a tenta filiar um coleccionador da Covilhã que colecciona ferros de ferro antigos e outro de Alcanena que colecciona penicos. São colecções que não se vêem todos os dias e que há muito pouca gente a coleccionar, por isso era muito bom tê-los na nossa associação e seria, certamente, uma mais-valia.

P – Quais os projectos da Associação para o futuro?

R – Estamos a tentar arranjar meios para construir uma sede da Associação de Coleccionadores de Manteigas. Para já, é esse o nosso principal projecto. Actualmente, estamos a funcionar em minha casa, onde fazemos as reuniões, e quando se juntam mais associados pedimos à Junta de Freguesia, pelo que nos faz falta uma sede. Estamos à espera que a Câmara de Manteigas nos dê uma resposta, mas até à data ainda não obtivemos nada de concreto.

P – O que se pretende com o Encontro de Coleccionadores Nacionais e Estrangeiros?

R – Este já é o XIV Encontro Convívio de Coleccionadores Nacionais e Estrangeiros e Feira de Trocas que organizamos. O principal objectivo prende-se com a divulgação e o querer incentivar o coleccionismo nas camadas mais jovens. Isto porque grande parte dos coleccionadores que participam têm, na sua maioria, mais de 50 anos, pelo que esta foi a forma que encontrámos de chamar gente mais nova que se interesse por esta actividade.

P – Quantos coleccionadores estarão no encontro?

R – Até à data, temos cerca de 55 coleccionadores inscritos, mas esperamos que apareçam mais até 15 de Março, o dia do encontro.

P – O que se pode encontrar nesse evento?

R – O encontro irá decorrer no salão dos Bombeiros Voluntários de Manteigas, onde os visitantes e coleccionadores poderão encontrar milhares de objectos, como pacotes de açúcar, pin’s, medalhas, chávenas, livros e de tudo um pouco para poder trocar ou comprar para a sua colecção.

Sobre o autor

Leave a Reply