Arquivo

Quercus recupera florestas de teixos

Serra da Estrela

A Quercus vai plantar 18 mil novos teixos no Gerês e na Serra da Estrela no âmbito do projeto LIFE Taxus, que também inclui ações de redução do risco de incêndios.

A ação foi divulgada recentemente em Manteigas e tem como objetivo contribuir para a recuperação do habitat, que é prioritário, do taxus baccata, ou seja, de teixo, uma espécie mediterrânica que, em Portugal, existe principalmente na Peneda Gêres e Serra da Estrela. «Vamos promover ações que favoreçam a regeneração natural e reduzam os riscos de incêndios, como limpezas de caminhos e nas orlas dos bosquetes para diminuir o material combustível, e a conexão entre as várias áreas de bosquetes de teixo na Serra da Estrela», onde os núcleos são reduzidos e distantes uns dos outros, adiantou Nuno Forner, da associação ambientalista. Segundo a Quercus, o projeto vai desenvolver-se em 60 hectares naquelas duas áreas protegidas, mas na Serra da Estrela pretende-se aumentar a área de intervenção em cerca de 15 hectares, que incide sobre baldios comunitários distribuídos pelos concelhos de Manteigas, Covilhã e Seia.

A plantação das espécies, que estão a ser produzidas nos viveiros florestais do Sabugal, geridos pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), inicia-se este ano e decorre até final de 2016. O projeto, cofinanciado a 75 por cento pelo Programa LIFE+ da União Europeia e envolvendo cerca de 376 mil euros.

Sobre o autor

Leave a Reply