Arquivo

Quem o pode ajudar a recrutar trabalhadores no estrangeiro?

Decidiu recrutar na Europa e precisa de mais informações? A Eures, rede europeia de emprego que opera em todos os Estados membros da União Europeia, assim como na Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça pode ajudar. No portal de mobilidade profissional Eures pode encontrar informações sobre candidatos a emprego em 32 países e aceder aos pormenores das condições de recrutamento em toda a Europa. As pessoas que vivem e trabalham em dois países diferentes representam a forma mais comum de mobilidade de trabalhadores. A rede Eures também está presente em regiões transfronteiriças em toda a Europa.

O portal Eures está presente nas principais redes sociais e possui a sua aplicação para smartphone. A rede Eures tem mais de 900 conselheiros em 32 países que trabalham com os serviços públicos de emprego nacionais com vista a disponibilizar informações sobre mobilidade aos empregadores. Estes conselheiros podem ajudá-lo a colmatar as suas necessidades através de potenciais candidatos e orientá-lo durante o processo de recrutamento. Pode contactá-los por telefone ou email.

Os empregadores podem assim facilmente criar uma conta para poder procurar e guardar perfis de candidatos pertinentes; publicar uma oferta através do serviço público de emprego do seu país ou do conselheiro Eures local que estará visível aos candidatos a emprego em 32 países; receber alertas quando forem publicados perfis que correspondam com a oferta; procurar informações sobre recrutamento em países em toda a Europa. Pode ainda procurar Jornadas Europeias de Emprego e outros eventos de recrutamento na sua região, contactar outros empregadores e trocar informações relativas à procura de candidatos.

Os conselheiros Eures podem visitar as suas instalações para ter uma ideia mais aproximada dos candidatos que procura, pô-lo em contacto com outros conselheiros Eures em toda a Europa, recomendar candidatos com base na sua oferta de emprego e no perfil da sua empresa, ajudá-lo a publicar uma oferta de emprego e informá-lo sobre feiras de emprego.

Se pedir a um trabalhador que passe a viver no seu país, tem um certo grau de responsabilidade perante essa pessoa. Se o trabalhador falar a língua do seu país, isso vai ajudá-lo a integrar-se no novo ambiente. Deve ter ainda em conta questões práticas como saber se a segurança social e o seguro de saúde do trabalhador são transferíveis entre países e se ele necessita de uma autorização de trabalho. Todas as informações em https://ec.europa.eu/eures/

Sobre o autor

Leave a Reply