Arquivo

Quase uma em cada quatro escolas tiveram média positiva no exame nacional de Português

Segundo os dados do Ministério da Educação, relativos aos exames nacionais do ensino secundário de 2016, das 625 escolas públicas e privadas que levaram alunos a exame na disciplina de Português do 12.º ano, 456 tiveram uma nota média igual ou superior a 10 valores.

A Academia de Música de Santa Cecília foi a escola, privada, com melhores resultados. Com 14 exames conseguiu uma média correspondente a 15,64 valores, quase um valor acima dos 14,86 valores de classificação interna (CIF).

O Colégio Cedros e o Colégio Horizonte, ambos situados no Porto e com menos de 10 exames realizados, ocupam o 2.º (15,3 valores) e o 3.º lugar (15,16 valores), respetivamente.

Entre as dez melhores, a primeira escola pública aparece na 7.ª posição. A Escola Básica e Secundária Vila Cova, de Barcelos, conseguiu uma nota média de 14,27 valores com 20 exames realizados, uma prestação acima das notas internas da escola.

A fechar a lista das dez melhores escolas está a secundária Josefa de Óbidos, situada em Lisboa, que com 22 exames realizados conseguiu uma média em exame correspondente a 14,1 valores, quase dois valores acima dos 12,56 valores de CIF.

Entre as médias mais baixas estão escolas de Lisboa, Porto, Vila Real, Guarda e algumas escolas portuguesas no estrangeiro, com médias no exame entre os seis e os sete valores, cerca de metade daquilo que registam na CIF, que varia entre os 12 e os 13 valores.

Sobre o autor

Leave a Reply