Arquivo

Qualidade é a palavra-chave de João Queiroz na UBI

Profissionalismo, transparência e uma «cultura de qualidade» são os principais desafios do sucessor de Santos Silva, empossado na última sexta-feira

«Darei a maior atenção aos Serviços de Acção Social da UBI e velarei para que cumpram com elevado profissionalismo e transparência o papel essencial em benefício da população estudantil da Universidade da Beira Interior». Esta foi uma das promessas deixadas por João Queiroz na última sexta-feira, na tomada de posse como reitor da UBI. Aquela que é uma das universidades portuguesas com maior incidência de alunos bolseiros desempenha, segundo o responsável, «um papel fundamental na qualificação de uma parte da população que, de outro modo, dificilmente acederia ao ensino superior», exercendo uma «responsabilidade social proveniente do Estado».

Na cerimónia, realizada no grande auditório da Faculdade de Ciências da Saúde, João Queiroz destacou ainda a importância da «qualificação dos recursos humanos» e a preparação dos docentes para a «competição internacional», naquela que será uma das apostas fortes da nova equipa reitoral. Para tal, vai ser criado um conselho consultivo cuja função será «desburocratizar o papel do docente na universidade», numa «aposta no incentivo à produção científica, que segue a política do Governo». Nesse sentido, o novo reitor sublinhou que «a qualidade numa instituição universitária do século XXI é indissociável de um crescente processo de internacionalização», sendo que a UBI terá de «ser capaz de organizar segundos e terceiros ciclos partilhados com instituições nacionais e internacionais de reconhecido mérito».

O novo responsável máximo da universidade reiterou no seu discurso as ideias-chave a implementar durante o mandato, nomeadamente a «cultura de qualidade» para fazer face às dificuldades de entrada no mercado, considerando que «a UBI deve responder a estes problemas com uma estratégia de qualidade que torne os seus graduados mais competitivos, mais apetrechados para o mundo do trabalho». O desenvolvimento do ensino por objectivos e tutorialmente acompanhado, a interacção com o tecido empresarial da região, bem como uma política de formação do pessoal não-docente são outros dos projectos de João Queiroz para os próximos quatro anos, «numa mudança tranquila e necessária que se baseia no que de positivo se fez no passado». Por sua vez, Manuel Santos Silva, reitor cessante, fez o balanço dos seus 13 anos à frente da UBI e destacou as qualidades do seu sucessor: «Há mais de 20 anos que se dedica em empenha pela universidade, muito tendo contribuído, com a sua competência, determinação e espírito de responsabilidade, para a afirmação e prestígio desta instituição», lembrou.

Santos Silva mostrou-se ainda optimista quanto ao futuro da UBI e acrescentou que João Queiroz, «com a experiência colhida ao longo deste tempo, está preparado para enfrentar as mudanças que agora foram iniciadas». Na sexta-feira foi também empossada a nova equipa reitoral. Trata-se dos vice-reitores Ana Paula Duarte, Paulo Almeida e Victor Cavaleiro e dos pró-reitores Isabel Neto, Tiago Sequeira e Amélia Augusto.

Rafael Mangana João Queiroz assume o cargo de reitor da UBI, após 13 anos de mandato de Santos Silva

Qualidade é a palavra-chave de João Queiroz
        na UBI

Sobre o autor

Leave a Reply