Arquivo

Qualidade do ar e espaços verdes em debate

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) integrou, novamente, o projeto nacional “Noite dos Investigadores” coordenado pela Ciência Viva-Agência Nacional para a Cultura Cientifica e Tecnológica. O tema do NEI 2013 foi o futuro em 2020.

Este projeto tem como objetivo principal aumentar o reconhecimento público dos investigadores nas suas diversas perspetivas e componentes, oferecendo ao público em geral a oportunidade de descobrir a “face humana” de ciência através de intercâmbios e discussões diretas com os investigadores.

As atividades decorreram de 23 a 27 de Setembro, na Guarda, onde tiveram lugar atividades de reconhecimento e interação com a comunidade. Na passada sexta-feira, pelas 17 horas, realizou-se um debate sobre saúde, energia, ambiente e segurança, que teve como convidado especial o Prof. Doutor Jorge Paiva. Apesar de as condições atmosféricas, dos últimos dias, não terem ajudado, foi registada a participação de investigadores e elementos da comunidade.

No debate foram discutidas temáticas sobre o que de mais importante se poderá promover para promover a qualidade de vida em termos ambientais e algumas questões específicas sobre o ambiente da cidade da Guarda, tais como a questão da qualidade do ar e do espaço verde (parques e árvores) associado e o ruído.

“A parceria que este ano se estabeleceu com o núcleo da Quercus e a Quinta da Maunça foi importante para a dinamização da conversa e o aprofundamento dos temas que em conjunto com o conhecimento transmitido pelo nosso convidado tornaram o debate interessante e enriquecedor”, considerou a Diretora da Unidade de Investigação do IPG, Teresa Paiva.

“A noite terminou com a apresentação de uma aluna da ESTH, demonstrando como a ciência e a culinária estão interligadas transformando uma cozinha improvisada num laboratório”, acrescentou ao nosso jornal.

Sobre o autor

Leave a Reply