Arquivo

PSP pode mudar-se para o IPJ

Saída da polícia do Largo Frei Pedro abrirá caminho para a instalação da sede da CIM das Beiras e Serra da Estrela no antigo Governo Civil

A Câmara da Guarda está a negociar com o Ministério da Administração Interna (MAI) a transferência da esquadra e comando da PSP para o edifício do antigo Instituto Português da Juventude (IPJ).

Esta é a mais recente alternativa para dar condições de trabalho condignas aos polícias da cidade. Contudo, O INTERIOR sabe que o assunto tem-se arrastado nos últimos meses e terá mesmo atingido um impasse porque o MAI considera que deve ser a autarquia a custear as obras de adaptação necessárias à mudança da Polícia de Segurança Pública para a Avenida Alexandre Herculano, junto ao parque municipal e à Secundária Afonso de Albuquerque. Uma proposta já recusada pelo município, que tem alegado que deve ser o ministério a assumir esses encargos por se tratar de uma força policial e de património do Estado. Álvaro Amaro esteve recentemente em Lisboa para abordar o assunto, no entanto a divergência na fórmula de financiamento do apetrechamento das futuras instalações impediu o aproximar de posições entre autarca e governo.

Além de resolver o problema da PSP, esta solução poderia permitir ainda a concretização de um “sonho” do edil da Guarda e que é instalar a sede da Comunidade Intermunicipal (CIM) das Beiras e Serra da Estrela no antigo Governo Civil da Guarda, no Largo Frei Pedro. Fontes contactadas por O INTERIOR adiantaram que a «solenidade do imóvel, aliada à sua centralidade», são argumentos que agradam ao presidente do município que conseguiu para a Guarda a sede da CIM. De resto, inicialmente, Álvaro Amaro terá mesmo sondado o comandante da PSP e alguns responsáveis do MAI sobre a possibilidade de cedência de algumas salas, ainda que provisoriamente para a CIM. No entanto, a instalação da Comunidade no Passo do Biu e a falta de alternativas para a polícia terão adiado o assunto, mas a pretensão de Amaro ter-se-á mantido. Perante a possibilidade da PSP se transferir para a Alexandre Herculano, o presidente da Câmara deverá voltar a defender junto do governo a cedência do antigo Governo Civil para, assim, albergar com maior dignidade e solenidade a “casa” das Beiras e Serra da Estrela.

Contactado por O INTERIOR, Álvaro Amaro não confirma, nem desmente que esteja a negociar a mudança da PSP. «Não falo das diligências que faço porque, como sempre disse, eu opto pela política da formiga. A Guarda está cansada de cigarras», afirmou. Quanto à nova sede da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, o presidente do município foi taxativo: «A CIM está bem onde está».

Solenidade do antigo Governo Civil da Guarda é argumento para acolher sede da comunidade inetrmunicipal

Sobre o autor

Leave a Reply