A PSP e a GNR já têm no terreno, em todo o país, o serviço gratuito de «especial vigilância» às residências que estão vazias no período de férias dos seus proprietários, o “Verão Seguro”.
Para integrar o programa “Chave direta” os interessados devem inscrever-se na esquadra local ou pela Internet, a solicitar a vigilância das suas casas de uma forma gratuita.
Para tal, têm que fazer o pedido em https://veraoseguro.mai.pt ou nos postos da GNR e esquadras da PSP. Os pedidos através da Internet podem ser feitos 48 horas antes dos proprietários iniciarem as férias. A operação decorre até 15 de setembro. Neste período as autoridades vão ainda sensibilizar as pessoas para os cuidados a ter na proteção pessoal e dos seus bens. Por forma a contribuir para um aumento da segurança do cidadão, será também intensificada a fiscalização nas vias rodoviárias e nas zonas de diversão noturna. PSP e GNR aconselham ainda os cidadãos a instalar um alarme nas casas e a avisar as forças de segurança da sua área de residência se se vai ausentar prolongadamente de sua casa. Não deixar acumular a correspondência na caixa de correio, catalogar, se possível, objetos de valor e anotar os seus números de série e guardar em lugar seguro joias, dinheiro, valores e objetos de arte são outras recomendações. «Informe o seu vizinho de confiança: ele é a sua segurança mais próxima. A solidariedade entre vizinhos inibe a ação dos marginais», sugerem ainda as forças policiais.