Arquivo

PSD coloca Miguel Frasquilho em segundo pela Guarda

Duelo de reputados economistas do PS e PSD vai marcar campanha eleitoral no distrito

Pina Moura vai ter um adversário à altura na Guarda, uma vez que o PSD escolheu o economista Miguel Frasquilho para o segundo lugar da lista candidata às legislativas de Fevereiro. O nome do antigo secretário de Estado do Tesouro e Finanças no ministério de Manuela Ferreira Leite e actual vice-presidente da bancada parlamentar social-democrata na Assembleia da República é uma surpresa e um potencial grande trunfo de Ana Manso. Trata-se de uma escolha que reforça a posição da líder da distrital guardense, que tem sido muito contestada localmente, pois consegue assegurar o primeiro lugar da lista e garantir um nome de vulto da família PSD a seu lado, pese embora não ter quaisquer ligações ao distrito.

O nome daquele a que já chamaram o “economista estrela” de Durão Barroso foi confirmado na passada terça-feira durante o Conselho Nacional do PSD que ratificou a constituição da lista guardense. Miguel Frasquilho, 39 anos, é mestre em Teoria Económica, quadro superior do Banco Espírito Santo e docente universitário na Universidade Nova de Lisboa e na Católica. Em 2002 foi cabeça de lista por Setúbal, vindo depois a integrar o Governo de Durão Barroso. Demitiu-se em 2003 incompatibilizado com Ferreira Leite. Para além de Ana Manso e Frasquilho, seguem sem surpresa na lista Couto Paula, presidente da concelhia da Guarda e director da delegação local do Instituto de Segurança Social, José Luís Abrantes, líder do PSD de Seia, Rui Ventura, chefe de gabinete do presidente da Câmara de Pinhel, ficando os sextos e sétimo lugares reservados, respectivamente, para elementos dos Trabalhadores Social Democratas (TSD) e da JSD. De fora ficaram os autarcas Álvaro Amaro (Gouveia) e Júlio Sarmento (Trancoso), bem como o actual presidente da distrital da Juventude Social Democrata Fernando Lopes, cujas últimas eleições estão sob suspeita. A lista deverá ser apresentada oficialmente nas próximas semanas.

No PS, tudo estava definido para os primeiros lugares, ocupados por Pina Moura e Fernando Cabral, e soube-se segunda-feira os restantes nomes da lista, aprovados na Comissão Política Distrital da Federação guardense. A novidade é a presença de um número razoável de jovens e de duas mulheres. Rita Miguel, actual deputada municipal na Guarda, é surpreendentemente a número três, surgindo Cláudio Rebelo, líder distrital da JS, em quarto e André Figueiredo, presidente da concelhia do PS de Seia, em quinto. Vêm depois Maria Manuela Veiga, Nuno Quiaios e Armando Reis. O presidente da Federação da Guarda do PS considera que a lista compatibiliza a «experiência e a juventude» e realça que a média de idades baixou em relação a 2002. «É a lista de todos os socialistas, pois não apareceram alternativas», concluiu Fernando Cabral, que anunciou para dia 29 a realização de um encontro distrital que antecederá a apresentação do compromisso eleitoral do PS. Novidades há também no Bloco de Esquerda, cujo cabeça de lista pela Guarda vai ser Jorge Noutel, segundo um comunicado divulgado na terça-feira. O candidato, professor do ensino secundário, já integrou a lista do Bloco há dois anos atrás e em 1997 fez parte da lista da CDU à Câmara da Guarda.

Luis Martins

Sobre o autor

Leave a Reply