Arquivo

PS vence Junta de Fiães, abstenção domina no Ourondo

Este domingo os eleitores de Águas Belas (Sabugal) também vão repetir votação para a Assembleia de Freguesia após empate entre as candidatas de PS e PSD.

Manuel Francisco Lopes (PS) venceu as eleições para a Assembleia de Freguesia de Fiães (Trancoso) com 118 votos contra 97 da lista do PSD, liderada por Graça Malta.

As eleições foram repetidas no último domingo em consequência do empate registado entre PS e PSD na votação para a Assembleia de Freguesia a 29 de setembro. Nessa data, os eleitores de Fiães também tinham votado PS para a Câmara (140 contra 65 para o PSD) e Assembleia Municipal de Trancoso (132 contra 66 do PSD), tendo contribuído para eleger pela primeira vez um socialista para a presidência do município. Trata-se de Amílcar Salvador, que venceu com 55,3 por cento dos votos enquanto o social-democrata João Rodrigues ficou-se pelos 37,2 por cento. Os eleitores também foram novamente chamados às urnas no Ourondo (Covilhã) depois do boicote da semana passada contra a agregação da freguesia a Casegas. Desta vez não houve incidentes, mas algumas dezenas de populares fizeram uma marcha de protesto na principal rua da localidade com bandeiras de Ourondo e no fim cantaram a “Grândola Vila Morena”.

A 29 de setembro, a população destruiu a mesa e os boletins de voto. Uma semana depois apenas 10 pessoas votaram, dos 460 eleitores inscritos, tendo-se registado seis votos brancos, três votos nulos e um voto para a única lista a sufrágio para a nova Assembleia de Freguesia. Para a Câmara houve sete votos na CDU, dois no PSD e um no PS. Já para a assembleia municipal, a CDU obteve seis votos, o PSD três e o PS um.

Águas Belas decide Junta no domingo

Em Águas Belas (Sabugal), os eleitores estão novamente convocados para votar este domingo para a Assembleia de Freguesia, uma vez que se registou um empate entre os candidatos do PS e PSD no passado dia 29. A socialista Paula Luís e a social-democrata Sandra Fernandes obtiveram 56 votos cada (40 por cento dos escrutínios), o independente Carlos Barata, que lidera uma lista do CDS-PP, ficou-se pelos 24 (17,14 por cento) e registaram-se três votos brancos e um nulo. Estavam inscritos 278 eleitores, mas apenas 140 votaram. Para a Câmara, António Robalo (PSD) ganhou com nove votos de vantagem sobre António José Vaz (PS), que obteve 51. Filipe Pina Monteiro (CDS-PP) foi o terceiro mais votado (22 votos), à frente do candidato do PTP Carlos Alberto Rito (4) e de Aristides Duarte (CDU), que conseguiu apenas dois votos. Os sociais-democratas também foram os mais votados para a Assembleia Municipal do Sabugal.

As últimas autárquicas também ficaram marcadas por algumas situações insólitas, como a que aconteceu em Famalicão da Serra (Guarda), onde um voto para a Câmara Municipal foi roubado. Após várias contagens para apurar o sucedido, os membros da mesa eleitoral nº1 acabaram por confirmaram que um eleitor não terá depositado o respetivo boletim na urna, facto que ficou registado em ata. Na Arrifana (Guarda), quase metade dos 313 eleitores que exerceram o seu direito – estavam inscritos 518 – votaram branco (112) e nulo (34), tendo a lista do PSD/CDS-PP, a única que concorreu à Assembleia de Freguesia, sido eleita por 167 votos. Na vizinha Gonçalbocas, o PS venceu a Junta com 76 votos, um resultado que é inferior à soma dos brancos (46) e nulos (46) validados. Nesta freguesia estavam inscritos 235 eleitores, mas só votaram 168. Em Vila Nova de Foz Côa, o PSD perdeu para o PS a Assembleia de Freguesia de Muxagata por um voto, numa eleição que teve sete votos brancos e outros tantos nulos. Votaram 271 dos 388 eleitores inscritos.

Luis Martins Em Famalicão, um eleitor não depositou o boletim de voto para a Câmara da Guarda

Comentários dos nossos leitores
AP tpires35@yahoo.com
Comentário:
As guerras antigas eram com a vila de Silvares e não com Casegas, mas é a vida: bons tempos eram esses, Silvares e Ourondo muito animados. Cumprimentos para o outro lado do rio.
 

Sobre o autor

Leave a Reply