Arquivo

PS quer saber quando termina primeira fase do Hospital Sousa Martins

A Federação do PS da Guarda manifesta alguma apreensão quanto à conclusão das obras de requalificação e ampliação do Hospital Sousa Martins.

Em comunicado, os socialistas condenam «veementemente» a falta de verbas que, segundo o atual Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde (ULS), estará a impedir pagamentos ao empreiteiro desde maio. «No Governo do PS não se verificaram atrasos nos pagamentos que originassem a suspensão dos trabalhos. No entanto, na vigência deste Governo PSD/PP, em 6 meses não se consegue vislumbrar uma solução para ultrapassar esta questão…Vontade ou falta dela?», interroga o PS. A Federação recorda que foi com o Governo de José Sócrates que a obra avançou, em janeiro de 2009, cumprindo uma promessa eleitoral. «O PS prometeu. Serenamente, o PS cumpriu! O hospital vai ser uma realidade, mas com o atual Governo é caso para perguntarmos quando?», questionam.

A nova presidente da ULS revelou na semana passada que a construção do novo pavilhão do Hospital Sousa Martins, está parada por causa de uma dívida de 12 milhões de euros ao consórcio de construtores. Segundo Ana Manso, o dinheiro dos fundos comunitários ainda não chegou porque a ULS não tem os 2,4 milhões – correspondentes a 20 por cento da componente nacional – de uma candidatura ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN). A responsável acrescentou que terá que «ser o Governo a disponibilizar essa verba», pois sem essa componente nacional não é possível obter os 12 milhões em falta e «concluir as obras para avançar para a segunda fase do projeto de requalificação do Hospital».

Sobre o autor

Leave a Reply