Arquivo

PROVERE apoiou 78 projetos na região Centro

Desenvolvimento

O PROVERE (Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos) apoiou 78 projetos na região Centro com um investimento de 100,7 milhões de euros e uma comparticipação do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) de 75,9 milhões de euros.

Os resultados da iniciativa promovida no âmbito do Mais Centro, da Comissão de Coordenação Regional e Desenvolvimento, foram apresentados na passada quinta-feira em Idanha-a-Nova. Na sessão, a presidente da CCDRC anunciou que na Primavera de 2015 serão publicados os primeiros avisos de concurso para a nova geração dos PROVERE e garantiu que o programa anterior continua até à abertura dos próximos concursos, o que prevê para o Verão. «Os apoios não serão interrompidos mas vamos aproveitar este tempo para que as equipas tenham oportunidade de pensar as novas estratégias e de as aprovarem», afirmou Ana Abrunhosa, segundo a qual os próximos concursos vão privilegiar a criação de empregos nestes territórios.

O PROVERE destina-se a estimular estratégias de valorização económica nos espaços de baixa densidade, fomentando «a sua competitividade através da dinamização de atividades de base económica, inovadoras e alicerçadas na valorização de recursos endógenos tendencialmente inimitáveis». Na região Centro foram reconhecidas oito Estratégias de Eficiência Coletiva: Aldeias Históricas – Património Judaico; Beira Baixa – Terras de Excelência; Buy Nature – Turismo em Áreas Classificadas; Mercados do Tejo, Rede das Aldeias do Xisto; Turismo e Património do Vale do Côa; Valorização das Estâncias Termais; e Villa Sicó – Espaços da Romanização.

Sobre o autor

Leave a Reply