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Promoção turística em marcha

Jornalistas israelitas visitaram Região de Turismo da Serra da Estrela e operadores turísticos nacionais e estrangeiros passaram por Figueira de Castelo Rodrigo

A Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE) recebeu esta semana a visita de seis jornalistas dos mais importantes diários e revistas de Israel, que visitaram as instalações do Museu Judaico Português de Belmonte e algum património judeu identificado na região que faz parte da futura Rota das Judiarias.

A comitiva ficou também a conhecer os recém-criados produtos “kosher”, como o vinho Sepharad, produzido pela Adega Cooperativa da Covilhã, e o azeite Ribeiro Sanches, comercializado pela Penazeites. Participaram profissionais dos diários “Yediot Aharonot” (700.000 exemplares de tiragem), “Ma`ariv” (450.000) e “Ha`aretz” (110.000), bem como da “La`isha – Woman Magazine” (110.000) e das duas melhores revistas de viagens e turismo israelitas, a “Chadshot Tayarut” e a “Massa Acher”. O grupo foi acompanhado pelo responsável da companhia aérea ARKIA, que adquiriu recentemente a EL-AL, e que, a partir de Junho, irá lançar um voo semanal directo Tel Aviv–Lisboa. Entretanto, também a zona duriense do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo foi visitada no último fim-de-semana por dezenas de agências e operadores turísticos, nacionais e internacionais, que representam uma fatia importante dos agentes que decidem o destino turístico de muitos portugueses e espanhóis. A iniciativa, que abarcou a zona do Douro Superior, foi promovida pela AETUR – Associação de Empresários do Douro e Trás-os-Montes, em colaboração com o município figueirense.

Para além de contactos com a oferta turística, unidades de alojamento e restauração disponíveis na região, os participantes debateram ainda as dinâmicas locais durante um fórum, realizado no sábado no auditório da Casa da Cultura da vila. Em destaque esteve o invulgar potencial turístico de produtos como a arqueologia, as gravuras rupestres do Vale do Côa, a avi-fauna, as Arribas do Douro, os vinhos, as paisagens ou gastronomia, entre outros. Durante o debate ficou claro que falta um «esforço concentrado» das várias entidades e parceiros para atrair operadores turísticos e investidores para as componentes de animação e alojamento.

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