Arquivo

Projecto Respira mostra-se n’A Moagem

Espectáculo de dança foi idealizado por 75 alunos do 6º ano de quatro escolas do Fundão, Cascais, Estarreja e Amadora, sob a coordenação de Aldara Bizarro

Quatro turmas de alunos do 6º ano de quatro localidades diferentes – Amadora, Cascais, Estarreja e Fundão/Alpedrinha – juntaram-se para criar um espectáculo de dança profissional. Coordenado pela coreógrafa Aldara Bizarro, o resultado do Projecto Respira mostra-se amanhã e no sábado no auditório d’A Moagem, no Fundão.

A vontade de trabalhar o corpo e o gesto foi o ponto de partida para este espectáculo, idealizado por um total de 75 crianças e vários artistas profissionais, que os guiaram na criação, pesquisa e experimentação desta produção. O processo iniciou-se em Novembro de 2008 em cada uma das escolas onde, para além da componente de dança, cada núcleo ficou responsável por uma área, como a música, os figurinos, a interpretação e o vídeo. «Este espectáculo é o espelho e resultado deste processo, em que o gesto e o seu significado constroem uma teia de relações e movimentos, entre o dar, o partilhar e o voar para o mundo da criatividade de cada um», adianta a produção. A concepção, direcção e coreografia são de Aldara Bizarro. Participaram ainda Alban Hall, Marina Nabais, Peter Michael Dietz e Maria Radich (dança); Vítor Rua e Pedro Alçada (música); João Pinto (vídeo) e Isabel Peres (figurinos).

O projecto põe em palco os alunos do 6ºI, da EB 2,3 Professor António Pereira Coutinho (Cascais); do 6ºB da Escola Capitão Santiago de Carvalho (Alpedrinha); do 6ºI da EB 2,3 Pe. Donaciano de Abreu Freire (Estarreja) e do 6º F da EB 2,3 Cardoso Lopes (Amadora). A produção é da Jangada de Pedra, uma estrutura financiada pelo Ministério da Cultura/Direcção-Geral das Artes, com o apoio das autarquias de Cascais, Fundão e Estarreja. Os dois espectáculos de apresentação do Projecto Respira acontecem às 21h30 (amanhã) e 15 horas (sábado). Entretanto, no âmbito deste desafio, estará patente no Foyer do auditório d’A Moagem uma exposição de fotografia sobre a transformação de “t-shirts” para a criação de figurinos. A tarefa foi entregue ao núcleo da Amadora, orientado por Isabel Peres, e fotografada por Cláudia Mateus.

Sobre o autor

Leave a Reply