Arquivo

Projecto “Entre Famílias” para dinamizar freguesia de S. Miguel

NDS promove várias actividades e iniciativas para preencher o tempo livre dos mais novos e dos mais velhos

O projecto comunitário “Entre Famílias” foi apresentado à população da freguesia de São Miguel, Guarda, na passada sexta-feira na sala de conferências do Centro Cívico. A iniciativa, que deverá estar em funcionamento no Verão, promete dinamizar toda a população, dos 0 aos 99 anos. Tendo como promotor o Núcleo Desportivo e Social (NDS), conta com a colaboração da Junta de Freguesia e a tutela de várias associações, nomeadamente a Associação da Sequeira, Bairro Nossa Senhora de Fátima, Bairro de São Domingos e Associação Social e Cultural de São Miguel. É um projecto integrado no Programa Operacional, Emprego, Formação e Desenvolvimento Social (POEFDS), que foi aprovado em Janeiro.

Apesar de alguns atrasos, o presidente do NDS e Junta de Freguesia de S. Miguel, João Prata, acredita que «no Verão já está em prática e em plena actividade». A ideia da candidatura relacionou-se com a constatação de «muitas dificuldades na freguesia», explica João Prata, nomeadamente com a falta de actividades. Por isso, através deste projecto, pretende-se «criar um ponto de encontro para todas as idades». Como a juventude e a população idosa da freguesia não têm respostas sociais, «vamos tentar encontrar um traço comum», diz João Prata, através de um espaço físico autónomo e comum às várias gerações. Apesar de ainda estarem à procura dessa infraestrutura, o espaço já foi baptizado de “do 0 aos 99”, pois atinge todos os segmentos etários. As principais áreas de intervenção estão divididas por aquele serviço e o espaço “Iniciativa”. O “Encontro com a Natureza” é outra componente, onde, através de trilhos e caminhos pedestres, «pretendemos sensibilizar a população para uma área desconhecida ou esquecida», refere João Prata. Por outro lado, na “Partilha de Saberes”, outra valência do projecto, está prevista a revitalização dos fornos comunitários, designadamente os existentes na Sequeira, Cabrita e Cabreira.

Para além de acções de sensibilização «para estimular outros saberes esquecidos pelo tempo», que podem ir desde bordados até à culinária, o espaço “do 0 aos 99” vai também contar com um Clube de Emprego, «que não será nenhum Centro de Emprego», sublinha o presidente, mas que vai funcionar como uma «área de apoio». Trata-se de um serviço que vai gerar «uma dinâmica para se encontrarem respostas» através de um painel de ofertas de emprego, inclusive da freguesia. Também será possível encontrar um gabinete de apoio psicológico que se insere na iniciativa “Ninho da Família”. Esta valência surgiu porque há algumas famílias «sinalizadas com problemas vários» na freguesia, nomeadamente de alcoolismo, destaca João Prata. Nesse sentido, profissionais vão encaminhar essas pessoas em termos de assistência técnica ou médica. Mas ainda há mais. Através da actividade denominada “Construir em Cidadania” será realizado um diagnóstico sócio-económico da freguesia de S. Miguel, para além de conferências sobre direitos e deveres, ou de hábitos alimentares. E por fim, vai ser criada uma bolsa de voluntariado, «uma espécie de Banco do Tempo», já implementado em algumas regiões, explica o presidente.

Neste momento, o projecto está numa fase de recrutamento a nível pessoal, nomeadamente de professores, animadores, técnicos da área social, entre outros. De resto, este é um programa que prevê o seu término em Março de 2006.

Patrícia Correia

Sobre o autor

Leave a Reply