Arquivo

Programa de apoio a medicamentos já tem candidaturas abertas

Guarda

Já estão abertas as candidaturas para o programa de apoio a medicamentos por parte da Câmara Municipal da Guarda.

O Regulamento já está disponível no site da autarquia e os interessados podem candidatar-se no Balcão Único, onde estará disponível um técnico que prestará todas as informações necessárias aos interessados, explicou a vereadora Ana Batista. O programa abrange todos os residentes na Guarda há mais de três anos e se encontrem em situação de comprovada carência económica – munícipes cujo rendimento mensal per capita não ultrapasse 80 por cento do Indexante de Apoios Sociais (IAS). Para usufruir deste apoio é ainda necessário apresentar a prescrição médica relativa a medicamentos comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS). Todos os medicamentos sem comparticipação também não obterão qualquer apoio da autarquia. Após a apresentação de todos os documentos necessários, os serviços de Ação Social do município têm 30 dias para analisar o pedido e proferir um parecer.

Segundo a vereadora, «até ao momento ainda não há muitas candidaturas», o que considera que se pode dever ao desconhecimento da medida, mas acredita que a iniciativa poderá vir a ter «bastante adesão». A autarquia já realizou duas reuniões com as farmácias da cidade, que colaboraram na elaboração do regulamento e «mostraram bastante abertura», revelou Ana Batista. Para já ainda não se sabe quais os estabelecimentos que vão aderir, sendo que o protocolo só será assinado em setembro. As farmácias que fizerem parte do programa assumem inicialmente a comparticipação da autarquia, que só posteriormente efetuará o pagamento da sua quota-parte.

Segundo Álvaro Amaro explicou recentemente, o objetivo é comparticipar «em 80 por cento todos os medicamentos prescritos pelo médico mas na parte suportada pelos doentes». Este apoio destina-se a guardenses que vivam «numa situação de pobreza extrema», sendo que a medida tem uma dotação de 25 mil euros para este ano.

Sobre o autor

Leave a Reply