Arquivo

Professora de Filosofia vence Prémio Literário Vergílio Ferreira

Distinção

O ensaio “Que possível ensaio sobre a verdade em Vergílio Ferreira”, de Maria do Rosário Cristóvão, é o vencedor do Prémio Literário Vergílio Ferreira 2018, instituído pela Câmara de Gouveia.

O nome da vencedora foi divulgado no sábado por Alípio de Melo, representante da autarquia no júri, segundo o qual o galardão foi atribuído «por unanimidade» a esta professora de Filosofia, residente em Portimão, que concorreu com o pseudónimo Sebastião Moura. O prémio tem o valor pecuniário de cinco mil euros e a obra vencedora será agora editada pelo município de Gouveia. Este ano concorreram 31 trabalhos, na categoria de ensaio, entre os quais uma «significativa» participação de concorrentes brasileiros. Além de Alípio de Melo, integraram o júri José Manuel Mendes (Associação Portuguesa de Escritores) e Cristina Robalo Cordeiro (professora universitária).

A sessão terminou com uma homenagem póstuma ao poeta, romancista e jornalista José Correia Tavares, falecido a 18 de janeiro, que foi membro do júri deste prémio literário desde 1997 até 2016. Na ocasião foi apresentada a sua obra póstuma “Herdeiro Universal”, editado pela Associação Portuguesa de Escritores, editora Húmus e município de Gouveia. O Prémio Literário Vergílio Ferreira foi criado em 1997 para homenagear o autor de “Manhã Submersa”, natural da freguesia de Melo, e defender e divulgar a criação literária em língua portuguesa.

Sobre o autor

Leave a Reply