O primeiro-ministro desloca-se no sábado a Trancoso, onde vai ser homenageado com a Medalha de Honra do município pela construção da concessão rodoviária do Douro Interior.
A sessão solene decorre no Convento de São Francisco, a partir das 12 horas, sendo que, antes, tem lugar a inauguração do Bloco Escola do 1º Ciclo da Escola Básica Integrada de Trancoso. Segue-se, já pelas 13h30, um almoço numa unidade hoteleira local. Há um mês, a Câmara, presidida pelo social-democrata Júlio Sarmento, aprovou por unanimidade a proposta de atribuição do mais importante galardão do município ao primeiro-ministro. A Assembleia Municipal deliberou favoravelmente sobre esta proposta no passado 25 de Abril, tendo sido aprovada com os votos do grupo parlamentar do PSD – numa sessão em que os socialistas não participaram em protesto contra a «extensa ordem de trabalhos».
A concessão Douro Interior liga Celorico da Beira a Macedo de Cavaleiros, passando por Trancoso, e as obras começaram há cerca de um ano. José Sócrates esteve na região para visitar as obras do empreendimento no final de Março, mais concretamente no estaleiro do Baraçal (Celorico da Beira), na mesma altura em que a concessão rodoviária obteve o visto prévio do Tribunal de Contas, que desbloqueou o impasse que tinha sido criado ao consórcio liderado pela Mota-Engil.