Arquivo

Primeira Feira Ibérica de Turismo foi um «enorme sucesso»

Cerca de 20 mil pessoas terão visitado a FIT, que animou a Guarda de quinta-feira a domingo e foi inaugurada pelo Ministro da Economia

A primeira Feira Ibérica de Turismo «já ganhou um lugar entre os mais importantes certames turísticos realizados no país». As palavras são de Álvaro Amaro, presidente da Câmara da Guarda, que fala num «enorme sucesso» no certame que, segundo a organização, atraiu cerca de 20 mil visitantes entre quinta-feira e domingo. O evento que reuniu mais de cem empresas e instituições ligadas ao sector turístico no Parque Urbano do Rio Diz foi inaugurado, na quinta-feira, por António Pires de Lima, ministro da Economia.

O município faz um balanço «altamente positivo em termos de público» e «igualmente bem-sucedido» em contratos profissionais. Na inauguração, Pires de Lima defendeu o turismo como uma «prioridade» no interior do país: «O turismo é uma das atividades que está a puxar mais pela nossa economia e é importante dar este sinal que o turismo em Portugal não se faz só com base em produtos que têm o sol e o mar», afirmou o governante, defendendo que os «mais de cem expositores aqui presentes vão poder dar nota da vitalidade e oferta turística, pois o turismo é um fator determinante na valorização da identidade desta região».

De acordo com o ministro, o turismo criou 25 mil postos de trabalho no último ano, a nível nacional, e tem tido um papel importante na economia e no emprego, destacando o facto de a FIT aproximar dois países em recuperação: «Esse turismo inverteu uma tendência negativa e estamos, de há uns meses a esta parte, nomeadamente nos primeiros meses de 2014, a ver um regresso dos turistas espanhóis a Portugal», adiantou. «Com iniciativas como esta, a região vai seguramente dar exemplo e nota desse crescimento em benefício da economia regional e da criação de emprego», vincou o governante, assegurando que «vivemos tempos de esperança» e que esta feira será «a primeira de muitas, que vão marcar pela positiva o futuro e o crescimento do turismo» no interior.

Por seu lado, Álvaro Amaro referiu que «temos aqui uma BTL (Feira Internacional de Turismo de Lisboa) em ponto pequeno e espero que o sucesso deste ano se multiplique para os próximos anos». O autarca voltou a apontar a «localização estratégica» como um elemento fundamental para a afirmação da Guarda, que nunca poderá esquecer os “vizinhos” portugueses e espanhóis: «Aquilo que de bom se fizer nas terras ao lado é bom para a Guarda e vice-versa», reiterou o presidente da Câmara, acrescentando que «é possível fazer coisas boas para a economia, mas sempre em colaboração com os nossos parceiros, sejam empresas ou autarquias». O autarca disse estar «muito orgulhoso» com o certame, que espera ver crescer e consolidar-se nas próximas edições.

«Há mais de 40 anos era um país “orgulhosamente só”, mas felizmente esse período acabou», frisou o edil, de “olhos postos” na final da Liga dos Campeões, em Lisboa, que colocará frente-a-frente duas equipas de Madrid. «A Guarda está no centro dessas duas capitais e virão milhares de espanhóis de Madrid», recordou Álvaro Amaro, garantindo que «o município não deixará de fazer uma ação concertada de modo a dizer aos espanhóis “venham a Lisboa, mas parem na Guarda”».

Veja mais em www.ointerior.tv

Câmara da Guarda paga mais de 182 mil euros por logística e som da FIT

A logística e o aluguer de equipamentos de som, vídeo, luz e multimédia custaram à organização da FIT mais de 182 mil euros.

Estes serviços foram adjudicados pela autarquia, por ajuste direto, a duas empresas diferentes sediadas na mesma morada em Bragança. A Notável e Sublime – Unipessoal, Lda, foi responsável pela prestação de serviços para o aluguer de equipamentos de som, vídeo, luz e multimédia contratualizados por 74.300 euros, mais IVA, o mesmo valor a pagar à Simultâneo de Ideias e Música, Lda pela organização logística e implementação da FIT. Em ambos os casos, a Câmara da Guarda invocou a «falta de recursos próprios» para fazer estes ajustes diretos, segundo a informação disponível no portal BASE relativo aos contratos públicos.

Fotolegenda

Enquanto a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela não se entende sobre os nomes dos elementos do secretariado executivo, Carlos Martins e José Gomes, dois dos putativos candidatos aos lugares, aproveitaram a FIT, na Guarda, para pôr a conversa em dia e, se calhar, garantir apoios num evento que juntou grande parte dos protagonistas deste conturbado processo. O socialista de Trancoso e o social-democrata da Guarda marcaram pontos e, aparentemente, parecem estar cada vez melhor posicionados para os cargos.

Sobre o autor

Leave a Reply