A Unacobi – União das Adegas Cooperativas da Beira Interior vai promover, até ao final do mês, um leilão virtual para que as suas cinco adegas associadas (Covilhã, Fundão, Figueira de Castelo Rodrigo, Pinhel e Beira Serra – Vila Franca das Naves) concretizem a primeira compra conjunta.
Este negócio da Central de Compras, lançada pela Unacobi para reduzir os custos das cooperativas, diz respeito a cerca de três milhões de garrafas e vai decorrer de forma secreta, através de um leilão na Internet. A gestão da arrematação estará a cargo de uma empresa experiente nesta actividade, a “Business to Business”. “On-line” vão estar seis fornecedores, mas de forma encriptada. Isto é, apesar de terem sido seleccionados pela Unacobi – por serem experientes no fornecimento deste produto –, entrarão no leilão com um código, atribuído pela empresa informática. Enquanto a hasta estiver a decorrer, a Unacobi não saberá quem está a fazer as propostas. «Vamos ser alheios a todo esse processo», salienta Mário Ferreira da Silva, director-geral da Unacobi, indicando que o fornecedor será escolhido com base na melhor oferta em termos de «preço, características, qualidade, condições de pagamento e de fornecimento». Só depois é que se saberá o nome do escolhido.
Para Mário Ferreira da Silva, o leilão virtual permite «fomentar de forma transparente os negócios», pelo que as expectativas quanto ao sucesso do mesmo são «as mais altas». Até porque, com esta primeira compra conjunta, as adegas poderão poupar entre «10 a 12 por cento», estima, sem precisar números. Apesar de ainda não estar definido o local, tudo indica que o leilão ocorra numa sala do Ministério da Agricultura, em Lisboa, e com a presença de alguns convidados que tornaram possível este processo. Recorde-se que a primeira compra conjunta estava apontada para Fevereiro, mas só agora houve um acordo quanto às características do produto a adquirir, salienta Bidarra de Andrade, presidente da Unacobi. A Central de Compras faz parte de um modelo de gestão integrada que esta entidade pretende lançar para as suas associadas. Com esta iniciativa, vai ser possível concentrar o volume de encomendas de bens e serviços necessários às adegas, permitindo assim uma redução de custos, sobretudo nos gastos inerentes ao processo de encomenda e ao tempo de ciclo da compra. Além disso, as cooperativas poderão beneficiar de algumas vantagens de gestão, nomeadamente no acesso a um maior número de fornecedores, bens e serviços. As próximas compras conjuntas serão rolhas, serviços e seguros.
Liliana Correia