Arquivo

Primavera antecipada em Figueira e Foz Côa

As paisagens pinceladas de branco e rosa pelas amendoeiras em flor são um dos destinos turísticos mais requisitados nesta altura do ano

Está de volta o grande espectáculo que a Natureza proporciona todos os anos nos concelhos mais a Norte do distrito da Guarda. Em Figueira de Castelo Rodrigo e Vila Nova de Foz Côa, a floração das amendoeiras pinta de branco e rosa as paisagens da região, num quadro único que atrai milhares de visitantes. Este é, tal como a neve na Serra da Estrela, um dos destinos turísticos mais requisitados por esta altura do ano.

Para esta Primavera antecipada, que também começa um pouco mais cedo que o habitual, os dois municípios prepararam várias actividades que vão dos concertos ao desporto, passando pelas feiras temáticas e os desfiles. Em Figueira de Castelo Rodrigo, que se vangloria de ser o concelho «“onde a Primavera acontece mais cedo”», as festividades arrancam oficialmente no sábado com o I Passeio de Motas Todo-o-Terreno, organizado pelo Moto Clube de Castelo Rodrigo. À noite, pelas 21h30, actuará o Grupo de Cavaquinhos do Louriçal na Casa da Cultura. No domingo de manhã, a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo será palco de uma visita lúdica intitulada “Uma Aventura em Castelo Rodrigo”, organizada e guiada pela turma EFA da Escola Secundaria da sede do concelho. Durante a tarde realiza-se um passeio para caminheiros pelos trilhos que vão do Alto da Sapinha até Barca d’Alva.

No fim-de-semana seguinte acontece a 12ª edição do passeio de cicloturismo (dia 27) e um torneio de malha e raiola no largo da feira (dia 28). A festa continua a 6 de Março, com o XVIII Grande Prémio de Atletismo “Amendoeira em Flor” e o III passeio pedestre. Nessa noite há revista à portuguesa no salão dos Bombeiros Voluntários Figueirenses, com o espectáculo “ReBista à moda do Porto”, do actor António Pedro, interpretada pelo elenco do Teatro Sá da Bandeira. O cartaz figueirense termina a 7 de Março com a tradicional “Festa do Almendro” (amêndoa em castelhano), que junta milhares de portugueses e espanhóis em Barca d’Alva. Durante esta quinzena a exposição “Brincadeira e Brinquedos em Madeira” estará patente no edifício Riba-Côa, em Figueira de Castelo Rodrigo, cuja gastronomia e património histórico-paisagístico são outros aliciantes para uma escapadela.

Os Patrimónios Mundiais de Vila Nova de Foz Côa

Em Vila Nova de Foz Côa, a festa das amendoeiras em flor já não se faz sem os Patrimónios Mundiais do Vale do Côa e do Douro Vinhateiro. Entre amanhã e 7 de Março, o município também aposta em iniciativas para todos os gostos. A primeira noite é dedicada ao fado, com a actuação de intérpretes locais no Centro Cultural. Depois estão programadas exposições de fotografia sobre a arte rupestre do Côa e o Douro Vinhateiro, oficinas de arqueologia, torneios de futebol, xadrez e karaté (no sábado), bem como as famosas provas de autocrosse e crosscar (dias 27 e 28). A organização realiza igualmente uma montaria ao javali no Vale Meão e no Vale Escuro, passeios pedestres, de cicloturismo e de motos todo-o-terreno. Há ainda o habitual encontro de autocaravanas em Freixo de Numão (5 de Março), um festival de folclore e uma “dance party” na Praça do Município. No campo musical, a autarquia aposta forte com os concertos de Ana Moura (no domingo), do Rouxinol Faduncho (dia 27) e Emanuel (7 de Março), entre outros.

A festa fozcoense termina com a tradicional feira franca e o desfile etnográfico pelas ruas da cidade de Foz Côa, enquanto um fogo de artifício encerra as festividades. Durante o evento é ainda possível conhecer os dois Patrimónios Mundiais de Vila Nova de Foz Côa – as gravuras rupestres e as quintas vinhateiras –, mediante inscrição na sede do Parque Arqueológico do Vale do Côa, e o Museu do Côa, para onde está programada uma visita no dia 6 de Março.

Floração das amendoeiras é motivo para uma quinzena de festa a Norte do distrito

Primavera antecipada em Figueira e Foz Côa

Sobre o autor

Leave a Reply