Arquivo

«Pretendemos limpar em todas as 31 freguesias do concelho»

Cara a Cara – Entrevista: Maria do Rosário Martins

P – Em que consiste o projecto “Limpar Covilhã”?

R – Foi criado a 27 de Julho de 2009 e está integrado no projecto “Limpar Portugal”. Consiste num conjunto de pessoas voluntárias cujo objectivo é limpar as florestas e os espaços verdes da Covilhã. O concelho tem 31 freguesias e o nosso objectivo é limpar esses espaços e no dia 21 de Março, depois da limpeza, plantarmos uma árvore em cada freguesia. Pretendemos ainda dar continuidade a este projecto no futuro.

P – Quantos voluntários já conseguiu reunir? Tem alguma meta satisfatória?

R – No final da última semana, tínhamos 83 voluntários, mas se colocarmos Covilhã no site do “Limpar Portugal” há muitos mais inscritos. Tenho estado a contactá-los individualmente através de e-mail para os integrar. Quanto a metas, para a dimensão do concelho, que é muito extenso, acho que 300 pessoas seria o ideal.

P – A grande actividade a desenvolver será mesmo no dia 20 de Março?

R – É, porque é quando iremos fazer a limpeza em si. Andamos a fazer saídas para conhecer e identificar as lixeiras, já com mapas de acesso. Levamos também o GPS para identificar as coordenadas. Eu dividi o grupo em várias áreas: uma das quais é a parte pedagógica que tem o objectivo de ir junto das escolas, da universidade e da população para fazer sensibilização ambiental de modo a mudar a atitude e o comportamento, começando nas crianças e acabando nos adultos. Essa sensibilização já foi iniciada com reuniões com os professores e as associações de estudantes e estamos à espera que haja uma grande adesão.

P – Nesse dia esperam também ter uma grande adesão?

R – Esperamos ter uma adesão superior às 300 pessoas que estimo como ideais para levar a cabo a limpeza. Ainda não coloquei no site, mas vou colocar um item para que as pessoas digam em que freguesia residem e onde pretendem limpar, para depois haver uma melhor organização dos voluntários. O concelho tem 31 freguesias e pretendemos intervir em todas. Nesse sentido, estamos a contactar os presidentes de Junta para haver um maior envolvimento e uma melhor dinamização da população.

P – Depois dessa data, já disse que pretende que o grupo permaneça activo…

R – Vamos permanecer activos até porque vamos fazer uma avaliação do projecto passados três meses para saber se realmente as pessoas ficaram elucidadas de que aqueles não são locais apropriados para se depositar o lixo. Depois vamos continuar a fazer uma avaliação de três em três meses e planear a actividade já para 2011, pois pode correr-se o risco de todas aparecerem no mesmo local.

P – Os locais a limpar no concelho da Covilhã já estão identificados? Prevê que sejam muitos?

R – Alguns já estão identificados, nomeadamente nas freguesias do Tortosendo, Cortes do Meio, Conceição, Santa Maria e Dominguiso, por exemplo. No Parque Natural da Serra da Estrela também temos o caso de um tractor que está no meio da vegetação. Um dos membros do grupo sabe que há uns carros velhos noutro local, mas com o crescimento das silvas é complicado encontrá-los. São muitos pontos. Começa desde a beira da estrada, onde, por exemplo, às vezes, as pessoas que vão de carro atiram a garrafa fora, ou vão a caminhar e deixam o pacote de lenços no chão.

P – É preocupante esse cenário de lixo em todas as freguesias do concelho?

R – É muito preocupante. Nós já assistimos às alterações climáticas que se fazem sentir pelo acumular de situações e pelo comportamento ambiental de todos nós. Há pessoas que não têm o cuidado de separar o lixo nas suas casas porque não têm um contentor à porta. Muitas vezes eu pergunto porque é que não levam o lixo no carro e o depositam mais à frente. São atitudes como estas que temos que mudar.

Maria do Rosário Martins

«Pretendemos limpar em todas as 31
        freguesias do concelho»

Sobre o autor

Leave a Reply