Natal “rima” com presépios e são várias as exposições sobre esta temática que podem ser visitadas, na maioria dos casos, até aos primeiros dias de janeiro.
O Museu da Guarda recebe até 12 de janeiro a mostra “Um Mundo de Presépios”, que contém parte das coleções particulares de Ana Manso e Isabel Ribeiro. A coleção da antiga deputada do PSD, iniciada nos anos de 1980, detém atualmente cerca de mil presépios, feitos com uma enorme diversidade de materiais, desde barro, madeira, ferro forjado, cortiça ou cristal. Sob o tema “Portugal Enlatado”, a portuense Isabel Ribeiro cria presépios a partir do “lixo”, que mostram um pouco da identidade cultural portuguesa. Dá uma nova vida às latas de conservas alimentares, reutilizando-as para criar novas peças. Até à mesma data, a Oficina de Presépios, desenvolvida pelo Serviço Educativo, possibilita às crianças criarem as suas próprias figuras e presépios, mediante marcação prévia.
Em Almeida, o Turismo Municipal tem patente até 6 de janeiro a exposição de presépios “Nascer em Dezembro” da autoria de Maria Adélia Alvadia, ou Lia Alvadia como é mais conhecida, nascida em Canas de Senhorim. Desde criança que manifestou interesse pelas artes e artesanato criando inúmeras peças decorativas, destacando-se os seus presépios de linho e juta. Já em Gouveia, estão patentes ao público duas exposições de presépios. Assim, no Posto de Turismo da cidade estão expostos cerca de três dezenas de presépios, da autoria de diversos artesãos e entidades do concelho, numa mostra que pode ser visitada até 6 de janeiro. Também em Gouveia, a Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira acolhe, até 15 de janeiro, uma exposição que apresenta um vasto e diversificado conjunto de presépios feitos por crianças dos estabelecimentos de ensino do concelho. A mostra insere-se num desafio lançado pelo município de Gouveia, em parceria com o Planalto Beirão e Quercus com o objetivo de estimular a reutilização de resíduos e promover a proteção do meio ambiente. Neste contexto, os 27 presépios ali expostos são todos resultantes do aproveitamento de materiais reciclados.
Por seu turno, na Biblioteca Municipal da Mêda, pode ser apreciada uma mostra de presépios da coleção particular de Isabel Campos Correia e José Augusto Nobre Correia. Feitas em diversos materiais, as peças expostas até 8 de janeiro têm sido adquiridas em feiras de artesanato e nas viagens do casal em Portugal e estrangeiro, mas também há presépios feitos por estes dois professores aposentados. Já em Seia, a Casa da Cultura acolhe até 6 de janeiro uma exposição com cerca de 400 presépios da coleção de Miranda Garcia. Em “O Presépio pelo país e pelo mundo – Evoluções” está representada «a diversidade de abordagens, materiais e proveniências no culto ao Natal e ao nascimento de Jesus», refere a autarquia. As peças expostas foram doadas ao município pelo colecionador.
Por último, em Penamacor, está patente até dia 31, nos Paços do Concelho, uma exposição de “Presépios e Anjos Solidários” que conta com peças de 16 artesãos portugueses e internacionais. Mais de 300 presépios e anjos de Natal podem ser apreciados e adquiridos, numa iniciativa promovida pelo gabinete de Cultura da autarquia. As peças expostas foram elaboradas em materiais tão diversos como: tecido, cerâmica, madeira de oliveira, ferro, folha de milho, burel, entre outros.
Ricardo Cordeiro