Arranca hoje a visita que cerca de 40 convidados internacionais, entre jornalistas e empresários da comercialização de vinhos e do setor agro-alimentar, vão fazer à região no âmbito do IV Concurso de Vinhos da Beira Interior. Esta ação de promoção de carácter internacional é organizada pelas Associações Empresariais da Guarda e de Castelo Branco e pela Comissão Vitivinícola Regional (CVR) da Beira Interior.
De acordo com Luís Baptista-Martins, da organização, o grande objetivo desta jornada de promoção é «contribuir para a divulgação dos vinhos da região e a sua exportação». O elemento da organização salientou que os vinhos da região «têm figurado entre os 50 melhores, nos últimos três anos, para os mercados do Reino Unido e do Brasil» e nos concursos mundiais «têm vindo a ser distinguidos com regularidade, sinónimo do potencial e do crescimento que a região está a ter». De resto, frisou que nos últimos anos tem havido «uma grande evolução em termos do número de produtores e da qualidade dos vinhos» da Beira Interior, daí que queira «afirmar-se como uma região de excelência e qualidade na produção de vinhos e ocupar o seu legítimo lugar juntamente com as grandes regiões vitivinícolas portuguesas».
Quanto às vendas, o responsável indicou que no ano passado se exportaram mais de 500 mil garrafas de vinho com especial incidência para os Estados Unidos, Angola, Brasil, China e Canadá, enquanto que na Europa os principais importadores são o Reino Unido, França, Alemanha e Luxemburgo. A jornada de promoção dos vinhos da região é apoiada pelo projeto COOPETIR – Cooperação para a Competitividade Empresarial e levará os participantes até Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Trancoso, Belmonte, Idanha-a-Nova e Castelo Branco. Hoje, os convidados chegam a Almeida onde terão uma receção de boas-vindas com vinhos da Beira Interior no Picadeiro d’El Rey pelas 18 horas. Antes do jantar nas “Casamatas”, a comitiva visita o centro de histórico da vila, onde terá a oportunidade de provar a tradicional “ginginha” de Almeida.
Amanhã, às 11 horas, há uma “prova aberta” no Convento de Aguiar, em Figueira de Castelo Rodrigo, seguindo-se uma visita à Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo. O almoço será servido no restaurante “Lagar” (Escalhão) e à tarde o destino é Trancoso, onde os convidados visitarão a salsicharia “Casa da Prisca”, sendo depois recebidos, no Castelo, pela Confraria da Sardinha Doce, numa sessão que inclui a prova de doces e outros produtos do concelho. Às 18h30, a comitiva assiste a um concerto da Orquestra das Beiras também no Castelo, a que se seguirá um jantar no Hotel de Turismo. O dia de sábado começa com uma visita à Quinta dos Termos (Belmonte), onde se realizará uma “prova aberta”. Segue-se o almoço na Herdade do Regato, na Póvoa de Rio de Moinhos (Castelo Branco). À tarde, há uma visita à Cooperativa de Queijos da Beira Baixa (Idanha-a-Nova), a que se segue uma mostra e degustação de produtos regionais do distrito na Escola Superior de Gestão de Idanha.
Às 20h30 decorre o jantar de entregues dos prémios do IV Concurso de Vinhos da Beira Interior, cujas provas foram realizadas no passado 19 de maio. O evento terá lugar no Jardim do Paço, em Castelo Branco. De realçar que em cada uma das refeições, estarão presentes cerca de uma dezena de produtores de diferentes concelhos que terão a oportunidade de contactar com os convidados. Entre os prescritores, há dois canadianos que já estão em negociações com a Adega da Covilhã para começarem a exportar dois vinhos e que estão interessados em encetar negociações com outros produtores.
Ricardo Cordeiro