Arquivo

Prémio Região Empreendedora Europeia 2015

O Comité das Regiões lançou o prémio da Região Empreendedora Europeia 2015 (EER) destinado a distinguir os municípios e as regiões da Europa que apresentem a melhor visão prospetiva.

A Região Empreendedora Europeia (EER) identifica e distingue as regiões com uma visão empreendedora fora do vulgar posta em prática através de ações concretas e mensuráveis e assegurando uma utilização ótima do financiamento público, independentemente da sua dimensão, riqueza e competências. Às regiões que apresentem a estratégia mais convincente será atribuído o rótulo «Região empreendedora do ano». O objetivo da iniciativa é criar e promover regiões dinâmicas, ecológicas e empreendedoras em toda a Europa. O prazo para apresentação de candidaturas termina em 31 de março de 2014.A estratégia regional a ser distinguida com o prémio será avaliada nos próximos dois anos e os principais resultados serão partilhados e debatidos entre os órgãos de poder regional e local através da rede EER. Mais informações em www.cor.europa.eu/eer

O Comité das Regiões é a assembleia da UE dos representantes regionais e locais de todos os 28 Estados-Membros. A sua missão consiste em fazer participar os órgãos de poder regional e local e as comunidades que representam no processo decisório da UE e informá-los sobre as políticas da União.

Sabe o que é o Programa Jessica?

O Jessica – Joint European Support For Sustainable Investment in City Areas (Apoio Europeu para o Investimento Sustentável em Zonas Urbanas) é uma iniciativa da Comissão Europeia, desenvolvida em colaboração com o     Banco Europeu de Investimento (BEI) e o Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa (BDCE). Promove a regeneração e o desenvolvimento urbano sustentáveis, através de mecanismos de engenharia financeira.

O programa apoia as seguintes áreas: infra-estruturas urbanas, locais com carácter patrimonial ou cultural relevante, requalificação de locais industriais abandonados, criação de novas superfícies comerciais para PME e sectores das Tecnologias de Investigação e Conhecimento e Investigação e Desenvolvimento, edifícios universitários e melhorias na eficiência energética.Para mais informações contacte a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional da sua área geográfica.

Sobre o autor

Leave a Reply