Arquivo

Prémio Eduardo Lourenço para Figueiredo Dias

Escolha do professor catedrático da Universidade de Coimbra foi consensual para o júri da quinta edição do galardão atribuído pelo Centro de Estudos Ibéricos

O penalista Jorge Figueiredo Dias é o vencedor da edição deste ano do Prémio Eduardo Lourenço, atribuído pelo Centro de Estudos Ibéricos (CEI), sediado na Guarda, desde 2004.

Professor catedrático jubilado da Universidade de Coimbra, o premiado, de 71 anos, natural de Viseu, é «uma figura muito importante da ciência jurídica portuguesa e espanhola, sobretudo em termos de Direito Penal. Além disso, é neto de espanhóis», declarou o presidente do júri, constituído por elementos dos dois países. No final da reunião, realizada na passada sexta-feira, Seabra Santos, reitor da Universidade de Coimbra, acrescentou que a escolha foi “consensual”. O prémio, no valor de 10 mil euros, será entregue na Guarda a 27 de Novembro, Dia da Cidade.

Baptizado com o nome do mentor e presidente honorário do CEI – um dos mais proeminentes filósofos e ensaístas portugueses da actualidade, este galardão destina-se a distinguir personalidades ou instituições, de língua portuguesa ou espanhola, que tenham demonstrado intervenção relevante e inovadora na cooperação transfronteiriça e na promoção da identidade e da cultura das comunidades ibéricas. Figueiredo Dias sucede ao poeta espanhol Ángel Campos Pámpano (2008), à pianista Maria João Pires (2007), ao jornalista espanhol Agustín Remesal (2006) e à professora universitária e ensaísta Maria Helena da Rocha Pereira (2005).

Sobre o autor

Leave a Reply