Arquivo

Pousada de Almeida já está a funcionar em “franchising”

Unidade hoteleira foi adquirida pela Turisalmeida

A Pousada Nossa Senhora das Neves, em Almeida, continua na rede das Pousadas de Portugal, mas em regime de “franchising”, após a sua aquisição pela Turisalmeida, que vai remodelar toda a unidade hoteleira. Segundo Ana Paula Almeida, uma das sócias da empresa, a pousada «é um grande desafio» e implica um investimento da ordem dos 1,5 milhões de euros, entre o projecto de alterações previstas e o valor da compra à Enatur.

Para já, o objectivo da Turisalmeida é aumentar a taxa de ocupação dos actuais cerca de 50 por cento para 80 por cento, o que espera alcançar com os melhoramentos em curso, a redução de 20 para 12 funcionários e a divulgação no mercado espanhol, muito próximo da Aldeia Histórica. De resto, a unidade hoteleira vai ainda beneficiar da promoção feita na rede das Pousadas de Portugal, actualmente geridas pelo grupo Pestana. É que o “franchising” permite a utilização da imagem das Pousadas de Portugal e a utilização da sua Central de Reservas, implicando apenas o pagamento de cinco por cento da facturação da parte da Turisalmeida, «uma percentagem que é de dez por cento quando as reservas são feitas pela central», adiantou Ana Paula Almeida. A remodelação prevista inclui melhorias nos 21 quartos, a instalação de novos equipamentos, como um sistema de ar condicionado, aquecimento, o aumento da sala de jantar, as pinturas, que «se encontram em mau estado de conservação», sublinha a nova proprietária, que anuncia, por outro lado, a intenção de construir uma piscina, «apesar de não ser um investimento prioritário», realça.

Para já, a nova gerência da Pousada Nossa Senhora das Neves faz um balanço positivo dos primeiros meses: «Temos tido casa cheia durante os fins-de-semana», salienta Ana Paula Almeida, que anuncia ser intenção dos novos proprietários «apanhar os turistas pela boca» graças a uma «notável» aposta na gastronomia local e a uma ementa temática adequada à altura do ano. Nesse sentido, o cardápio exibe agora vários pratos de caça. A Turisalmeida foi criada no final de 2001 para gerir cinco casas de turismo de habitação em Almeida, uma delas já está a funcionar, outra irá abrir dentro de um mês e as restantes aguardam obras de remodelação. Recorde-se que a Pousada Nossa Senhora das Neves constava da lista de unidades que a Enatur decidiu retirar da rede. Contudo, o seu destino «mudou de mãos» no passado dia 8 de Setembro, sendo actualmente a segunda unidade a funcionar em regime de “franchising” juntamente com a Pousada de Belmonte. Para José Costa Reis, presidente da Câmara de Almeida, a aquisição pela Turisalmeida foi «o melhor desenlace numa “guerra” de largos meses para evitar que o estabelecimento hoteleiro encerrasse». O autarca diz ainda não compreender «como um simples despacho, ou um conjunto de decisões erráticas, podiam ter colocado em causa o futuro desta vila». Lamenta, por isso, que o problema tenha sido «politizado».

Mas diligências à parte, o que importa agora é o futuro e Costa Reis felicitou quem «ousou» investir na unidade, porque a pousada «é imprescindível para o desenvolvimento de Almeida. Para Jorge Patrão, presidente da Região Turismo da Serra da Estrela (RTSE), o fecho da unidade hoteleira seria uma medida «extremamente negativa para a região», uma vez que na génese da sua criação, no tempo de Salazar, esteve a ideia de disponibilizar oferta hoteleira descentralizada em todo o país. «Mais de 60 anos depois, assistimos a uma medida de venda destas unidades no interior», lamenta aquele responsável, para quem «alguma coisa ficou mal contada, pois ao longo destes seis anos nunca vi encerrar uma unidade hoteleira». Na sua opinião, ter hoje em Portugal uma pousada significa «possuir uma excelente sala de visitas», ou seja, uma unidade hoteleira com uma enorme credibilidade. Já a Turisalmeida revela que a concretização do negócio «não foi muito difícil», pois «eles estavam interessados em vender e nós em comprar».

Patrícia Correia

Sobre o autor

Leave a Reply