Arquivo

Posto de turismo interactivo na Praça Velha

Espaço concentra no Solar dos Póvoas o artesanato da loja “Coisas d’Aqui” e a livraria municipal

O Dia Mundial do Turismo, celebrado na segunda-feira, foi evocado na Guarda com a abertura do novo posto de turismo da cidade, que funciona agora do outro lado da Praça Velha, no antigo Solar dos Póvoas. A poucos metros da Sé Catedral, o espaço concentra um serviço de informação, o artesanato da loja “Coisas d’Aqui” e a livraria municipal.

Moderno e interactivo, o posto é considerado uma «montra» do património histórico, natural e etnográfico do concelho, cujas informações úteis sobre locais, monumentos, acontecimentos e gastronomia estão acessíveis através de recursos multimédia e também dos tradicionais folhetos e guias. O destaque vai para uma montra interactiva com informação «permanente e actualizada», em várias línguas, que os turistas poderão usar quando o “Turismo da Guarda” estiver fechado. Segundo a vereadora com o pelouro, ali estão reunidos, «de forma coerente e funcional, a cultura, o desporto, o ambiente e o turismo, num conceito quer responder a três vectores fundamentais para um desenvolvimento turístico sustentado da cidade: gostar da Guarda; querer estar na Guarda e saber visitar a Guarda». Elsa Fernandes justificou esta opção com a intenção de «valorizar os recursos essenciais» do concelho e considerou ser esta uma «nova forma de receber, que enfatiza os conteúdos e centraliza a informação».

«Hoje sabemos que o importante não é a disponibilização da informação de forma massiva, mas sim de forma seleccionada, garantindo a qualidade e a pertinência», afirmou Elsa Fernandes. Por sua vez, o presidente da Turismo Serra da Estrela sublinhou que a Guarda é, actualmente, «uma peça do puzzle turístico da região cada vez mais valiosa». Jorge Patrão elogiou a estratégia da autarquia na «consolidação e valorização» do centro histórico, mas também na atractividade da cidade cuja oferta hoteleira triplicou na última década. Nesse sentido, adiantou que o destino Guarda representou em 2009 «mais de 80 mil dormidas legalizadas», ou seja, cercca de 13 por cento do total da Serra da Estrela. «No ano passado registámos 600 mil dormidas e o nosso objectivo é chegar ao milhão nos próximos», declarou o responsável, revelando que há 50 milhões de euros em intenções de investimento já contrualizadas com o Governo.

«Um dos projectos em causa envolve 25 milhões na criação, em Gonçalo, de um golfe por Severiano Ballesteros, de um hotel de quatro estrelas e de um aparthotel», desvendou. Já sobre o futuro do Hotel Turismo, na sede concelhia, Jorge Patrão garantiu que será uma «escola diferente das que existem no país, aliada a unidade de charme, com um investimento previsto de 10 a 12 milhões, e a uma valência de saúde». O presidente da Turismo Serra da Estrela aproveitou ainda a ocasião para anunciar a realização do Congresso da Memória Sefardita, com descendentes dos judeus expulsos da Península Ibérica, no início de Novembro. O posto de turismo funciona sete dias por semana, com excepção do Natal, Dia de Ano Novo e Domingo de Páscoa. O horário de Inverno é 9h30-12h30 e 14-17h30, já no Inverno abre das 10 às 13 hora e das 14 às 18 horas.

Luis Martins Monitores e montra com ecrã táctil são os recursos mais inovadores no novo posto de turismo da Guarda

Posto de turismo interactivo na Praça Velha

Sobre o autor

Leave a Reply